Congresso Programação Informações Inscrições Chamada de Trabalhos Comissões
Informações
Palestrante

   Dario Fiorentini

Docente e pesquisador da FE/Unicamp (Departamento de Ensino e Práticas Culturais) - Área de Educação Matemática e de Formação de Professores. Licenciado em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (RS) e mestre em Matemática e doutor em Educação pela Unicamp com estágios pós-doutorais de curta duração nas Universidades de Lisboa e de Sevilha.
É fundador e coordenador dos grupos de Pesquisa: Prapem (Prática Pedagógica em Matemática); GEPFPM (Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores de matemática) e Grupo de Sábado (Grupo colaborativo que reúne professores que ensinam matemática na escola básica, futuros professores e professores/pesquisadores universitários).
Publicou e organizou 10 livros (em parceria com colegas) e mais de 60 trabalhos como capítulos de livros ou artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais com temáticas relacionadas à Educação Matemática, a Formação/Desenvolvimento Profissional de professores e saberes docentes e aos processos teórico-metodológicos de pesquisa no campo da educação. Orientou, nessas temáticas, 12 dissertações de mestrado e 13 teses de Doutorado.
Foi membro da equipe de avaliação da CAPES – Área de Educação para avaliação de programas de pós-Graduação em Educação – triênio 2007 a 2009. Foi ou é assessor de projetos de pesquisa e de programas de formação docente no exterior (Argentina, Guatemala e Portugal). Atualmente é coordenador geral do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicamp.