Congresso Programação Informações Inscrições Chamada de Trabalhos Comissões
Informações

Mesa: Formação e Capacitação dos Professores

Dra. Celia Maria Carolino Pires

Nessa mesa redonda, que tem a formação de professores como tema, destacarei a importância, tanto para formadores como para gestores, da necessidade de identificar e compreender comportamentos, atitudes e valores que constituem a especificidade de ser professor de Matemática e como se revela sua identidade profissional, composta e moldada por componentes de natureza cultural, religiosa, ética, entre outras e resultante de mudanças sociais, políticas, econômicas e tecnológicas. Para ilustrar a discussão, apresentaremos uma pesquisa que investigou como um grupo de professores de Matemática de escolas públicas de São Paulo se percebia na sociedade atual e em suas comunidades de atuação, como interagiam com orientações curriculares oficiais, como analisavam resultados das avaliações e como se posicionavam em relação a políticas públicas como o sistema de cotas e progressão continuada. Essa investigação referencia-se em pesquisas de Sacristán (1995), Esteve (1995), Ferreira (1995) e Apple (2000), buscando entender o fenômeno do mal-estar docente, descrito por Esteve e suas implicações como o desânimo no exercício da profissão e o desprestígio social que tem como conseqüência a baixa procura, pelas novas gerações, de cursos de formação de professores de Matemática.

Mini-currículo da Dra. Celia Maria Carolino Pires