Congresso Programação Informações Inscrições Chamada de Trabalhos Comissões
Informações

Algumas questões sobre o ensino da Matemática

Dr. Gerard Vergnaud

Os desafios do século que se inicia são consideráveis: não apenas é preciso educar todas as crianças porque a sociedade não pode se desenvolver sem a participação ativa de cada individuo/de todos os individuos, mas é preciso também elevar o nivel de conhecimento de todos : especialmente científico, mas também social, economico e político.

É dificil! São muitos os obstáculos : a precariedade dos acessos a educação, a pobreza na qual muitas famílias estão inseridas, a formação muitas vezes incompleta dos professores, os preconceitos ideológicos.

No que se refere à matemática, vou me ater a 3 aspectos:

1. Continuidades e descontinuidades entre as aprendizagens no ensino fundamental e no ensino secundário. É preciso gerenciar as duas abordagens ao mesmo tempo, bons exemplos são a aritmética e a álgebra, e também a proporcionalidade simples e multipla.

2. Considerar nos programas e na condução das aulas, os tempos para a aprendizagen que podem ser mais longos ou mais curtos. O campo conceitual das estruturas aditivas é um exemplo conhecido, mas que merece ser recordado.

3. As relações entre a matemática e outras atividades científicas e técnicas: precisamos da matemática em todas as profissões e em todos os níveis; matemática não diz respeito apenas aos procedimentos matemáticos, mesmo quando se trata aparentemente de técnicas simples, sempre existem conceitos matemáticos subjacentes. Se esses conceitos não são bem conhecidos, as escolhas dos profissionais podem ser erradas e até perigosas, exemplos existem, a saber, nos campos da saúde e da agricultura.

Mini-currículo do Dr. Gerard Vergnaud