Congresso Programação Informações Inscrições Chamada de Trabalhos Comissões
Informações

Desenvolvendo práticas para uma Educação Matemática Inclusiva

Programa de Pós-gradução em Educação Matemática

Dra. Lulu Healy

Apesar das leis destinadas a normatizar o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, muitas pessoas ligadas à Educação afirmam não se sentirem preparadas para enfrentar tal desafio. As mudanças pretendidas no sistema educacional exigem transformações por parte dos educadores, já que são eles que atuam com diferentes grupos, ou seja, com a diversidade. Tem-se notado que a partir das políticas de inclusão há a necessidade de preparar a comunidade educacional e, dentre as muitas incertezas, singularidades e conflitos de valores que ocupam nossas mentes, certamente as questões que se relacionam às ações pedagógicas têm um papel central. No projeto Rumo à Educação Matemática Inclusiva, pesquisadores e professores estão colaborando para o desenvolvimento e avaliação de cenários de aprendizagem destinados a atender a diversidade de aprendizes que compõem o cenário escolar e, em particular, entender os processos de aprendizagem matemática de alunos cegos e alunos surdos. O foco desta contribuição será o planejamento e uso de novas ferramentas materiais e abordagens pedagógicas que buscam favorecer o acesso ao currículo de Matemática para todos os alunos. Apresentarei exemplos de alunos cegos e alunos surdos interagindo em cenários de aprendizagem nos quais conceitos matemáticos são expressos por meio dos sistemas háptico, visual e auditivo.

Mini-currículo da Dra. Lulu Healy