Congresso Programação Informações Inscrições Chamada de Trabalhos Comissões
Informações

Tecnologias Digitais x Organização Curricular e Tempo da Escola

Dr. Marcelo de Carvalho Borba

Nesta apresentação mostrarei os resultados de algumas possibilidades das tecnologias digitais em educação matemática. Mostrarei como softwares específicos utilizados em computadores com pouco acesso a Internet ou a própria Internet podem ser utilizados em ambientes computacionais baseados nas duas publicações abaixo citadas. Mostrarei as tensões existentes entre tais possibilidades e a forma como currículo e tempo da escola estão estruturados. Argumentarei que superar parcialmente essas tensões é fundamental para que se diminua o fosso entre a escola e os alunos, que já chegam a escola sem “sotaque” em relação às tecnologias da informação e comunicação.

BORBA, Marcelo C. ; Malheiros, Ana Paula dos Santos,, Rúbia Barcelos Amaral . Educação a Distância online. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. v. 1. 160 p.
BORBA, Marcelo C. ; GADANIDIS, G. . Virtual communities and networks of practising mathematics teachers: The role of technology in collaboration. In: Konrad Krainer; Terry Wood. (Org.). International handbook of mathematics teacher education: Vol. 3. Participants in mathematics teacher education: individuals, teams, communities, and networks.. 1 ed. Rotterdam: Sense Publishers, 2008, v. 3, p. 181-206.

Mini-currículo do Dr. Marcelo de Carvalho Borba