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RESUMO DA APRESENTAÇÃO

Dra. Ruth Ribas Itacarambi

A resolução de problemas já há alguns anos, tem sido uma das linhas de investigação na didática da Matemática. Este fato se deve tanto à importância que se dá, a resolução de problemas na aprendizagem das ciências, em geral, como a constatação do fracasso generalizado dos estudantes nesta tarefa.
Nas aulas de Matemática a resolução de problemas é uma atividade tradicional, onde qualquer atividade procedimental que seja realizada dentro ou fora da sala de aula é considerada problema não havendo diferença entre exercícios e problemas. Em nossa concepção, a resolução de problemas está apoiada na orientação do National Council Supervisors of Mathematics (NCSM, 1988), ou seja – “um processo de aplicação de conhecimentos previamente adquiridos a novas e não familiares situações” – que segundo está orientação é a principal razão para o estudo da Matemática.
A resolução de problemas é apresentada como uma atividade de investigação, cujo ponto de partida é a análise qualitativa. Este procedimento nem sempre é evidente nas situações problema. Na análise qualitativa, os dados quantitativos, deixam de ter prioridade, o que obriga o aluno a compreender e interpretar a situação proposta no problema e realizar aproximações, tomar decisões e concretizá-las, sem passar diretamente para as operações aritméticas.
Tendo como pressuposto que todo conhecimento é resposta a uma pergunta, uma investigação, vamos centrar nossa atenção na atividade da sala de aula e no que está por detrás dessa atividade, ou seja, nas seguintes perguntas: o que é um problema? O que é resolver problema em sala de aula?

Mini-currículo da Dra. Ruth Ribas Itacarambi