Walter Omar Kohan

Walter Kohan

Professor titular de filosofia da educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Fez pós-doutorado na Universidade de Paris VIII. É Bolsista do Programa Pró-Ciência (FAPERJ/UERJ) e pesquisador do CNPq. Faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED) da UERJ, onde orienta trabalhos de mestrado e doutorado nas área de filosofia da educação e ensino de filosofia.

Entre 1999 e 2001 foi presidente do ICPIC (International Council for Philosophical Inquiry with Children). É co-editor do periódico internacional childhood & philosophy. Foi professor visitante de diversas universidades em América Latina.

Seus textos estão publicados em castelhano, francês, italiano, inglês, finlandês e húngaro, além do português. Publicou mais de trinta livros como autor o co-autor, dentre eles, em português: Filosofia para crianças (Rio de Janeiro: DP&A, 2000); Filosofia na Escola Pública (Petrópolis, RJ: Vozes, 2000), Infância. Entre Educação e Filosofia (Belo Horizonte: Autêntica, 2003), Infância, estrangeiridade e ignorância (Autêntica, 2007), Filosofia. O paradoxo de aprender e ensinar (Autêntica, 2010), Sócrates & a educação (Autêntica, 2011) e O mestre inventor (Autêntica, 2013).

Dirige o Banco de Dados Bibliográficos sobre Ensino de Filosofia. Também coordena o Projeto de Extensão Universitária “Em Caxias a Filosofia en-caixa?” que realiza práticas filosóficas com crianças e adultos, estudantes e professores de escolas públicas do município de Duque de Caxias no Estado do Rio de Janeiro. Organiza os Colóquios Internacionais bianuais de Filosofia da Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

» Veja o currículo completo