Paula Cristina Monteiro de Almeida Mendes

Kika Mendes

Sou formada em Ciências Sociais, com especialização em Antropologia na USP, cursei jornalismo na PUC-SP, trabalho há 15 anos na Escola Viva, com crianças de 1 a 7 anos. Nesse meio tempo fiz especialização em Educação no antigo Espaço Pedagógico, tendo como professores Madalena Freire, Edmilson de Castro e Fátima Camargo e no Espaço Atual, ainda com os professores Edmilson de Castro e Fátima Camargo. Participei de vários congressos como ouvinte e em 2012 e 2013 como palestrante do ICLOC. Também como palestrante em 2007, em Vancouver, Canadá, apresentei o trabalho de formação de professores nas linguagens artísticas, que na época desenvolvia como professora de apoio de artes na Escola Viva.

Minha trajetória na Escola Viva começou como professora de crianças de 2 e 3 anos, durante 8 anos. Em 2006 e 2007, acumulei as funções de professora e de professora de apoio de artes. Em artes, o apoio era para todos os professores do Infantil e 1º ano do fundamental. Na Escola Viva, o trabalho de artes caminha integrado com as outras áreas do currículo, por isso a coordenação do trabalho dos professores nessa área está sempre ligado ao todo. De 2008 a 2010 acumulei as funções de professora de apoio de artes com a de apoio de comunicação, sendo nesta última responsável pela área de conteúdo: textos produzidos pela escola, comunicação com os pais, comunicação interna, contato com a assessoria de imprensa, coordenação da equipe de colaboradores da área. Mantenho essa função até hoje, atualmente com atuação da educação infantil até o ensino médio, tendo amplo conhecimento de tudo o que acontece na escola, tanto na área pedagógica, quanto na de relacionamento com o público interno e externo. Além disso, participo da formação de professores da Escola Viva e de outras escolas. Desde 2010, faço parte da equipe de 1º ano de ensino fundamental como professora de apoio da equipe e especificamente da área de literatura infantil. Desenvolvo junto às seis turmas de primeiro ano uma oficina semanal sobre esse tema. Além disso, ainda junto ao 1º ano, desde 2006, desenvolvo o trabalho de coordenação da comissão de pais para a Festa das Cores, ritual de passagem para o 2º ano do fundamental, já que a Escola Viva manteve o 1º ano no espaço do infantil, como opção pedagógica. Essa Comissão tem 12 representantes, mas o trabalho é desenvolvido junto ao conjunto de todos os pais, aproximadamente 110, anualmente.

Como curiosidade, trabalhei também com revistas, rádio, produção de foto e vídeo, figurino, fiz em Lisboa um curso de museologia, escrevo e pinto.