Zilma Oliveira

TITULAÇÃO
- Mestre em Psicologia Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - 1978, com a Dissertação: Educação da Espontaneidade: uma perspectiva na formação de professores.
- Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - 1988, com a Tese: Jogo de Papéis: uma perspectiva para análise do desenvolvimento humano.
- Livre-docente (Psicologia do Desenvolvimento) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, 1995.

ESTÁGIOS NO EXTERIOR
- Visiting Professor e Visiting Research Fellow at the Carolina Consortium on Human Development do Departmento de Psicologia da Universidade da Carolina do Norte, Campus de Chapel Hill – Estados Unidos, Janeiro a Maio de 1993. (Pós-doutorado - CNPq)
- Visiting Professor nas seguintes Universidades: Miläo, Sevilha, Universidade Livre de Amsterdam, e nos seguintes centros de pesquisa: CRESAS (Paris) e Centro Rosa Sensat (Barcelona), de Setembro de 1997 a Janeiro de 1998. (Pós-doutorado – FAPESP)

PRINCIPAIS ATIVIDADES PROFISSIONAIS

No Ensino Superior
- Professora Associada junto ao Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. (aposentada). (1990-1998)
- Professora convidada do programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1990-2010)
- Coordenadora do Curso de Pós graduação Lato Sensu em Gestão Pedagógica e Formação em Educação infantil do Instituto Superior de Educação Vera Cruz, São Paulo (2010 até o presente).

No Ensino Fundamental
- Orientadora Educacional da Escola Experimental Vera Cruz, São Paulo, 1979 a 1982.
- Assistente Pedagógica do Ginásio Estadual da Pedreira, São Paulo, 1971.

Na administração do Sistema de Ensino Público
- Diretora de Projetos Especiais da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), São Paulo, 1999- 2002.
- Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, 1998-1999.
- Secretária Municipal de Educação de Ribeirão Preto, São Paulo, 1997-1998.
- Assessora Técnica junto à Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, 1983-1985.

PARTICIPAÇÃO EM CONSELHOS
- Membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (1997-2003)
- Membro do Conselho Municipal de Educação de São Paulo (a partir de 2008)

TRABALHOS DE ASSESSORIA
- Assessora junto à Associação Universitária Interamericana (Centro de Estudos Vera Cruz), 2002-2005.
- Assessora da Coordenadoria de Educação Infantil da Secretaria de Ensino Fundamental do Ministério de Educação – Projeto: Formação do professor leigo de educação infantil, 2003.
- Gerente-técnica junto ao Programa Especial de Formação Inicial, curso Normal em nível médio, para Auxiliares de Desenvolvimento Infantil que atuam na rede direta de Centros de Desenvolvimento Infantil - PROJETO ADI-MAGISTÉRIO – desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e gerido pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, 2002-2004.
- Consultora junto à Divisão de Educação Infantil da Diretoria de Orientação Técnica da Secretaria Municipal de Educação. São Paulo, 2006-2012.
- Assessora junto ao Conselho Nacional de Educação para a revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, 2009.
- Assessora técnica junto à Secretaria Municipal de Educação de Jundiaí para a elaboração da Proposta Curricular – Educação Infantil de 0 a 3 anos publicada em 2011.
- Assessora junto ao Conselho Nacional de Educação para a elaboração de Normas Complementares às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, 2012.

» Veja o currículo completo