Sinpro

Garanta
a sua vaga

As propostas de trabalhos a serem apresentadas no Congresso podem ser feitas nas seguintes modalidades: Comunicações Científicas, Relatos de Experiências ou Pôsteres.

O interessado deve especificar em sua inscrição o tipo de trabalho que irá apresentar e enviar a proposta até o dia 15 de abril de 2014, através da área de inscrição. O trabalho será enviado ao Comitê Científico para análise.

É possível também participar do Congresso com a proposição de Interlúdios, que são espaços de debate e de formação de redes de colaboração. No entanto, os Interlúdios não têm caráter científico.

Todos os participantes que inscreverem o seu trabalho e/ou a sua proposta de interlúdio, devem encaminhar um resumo da apresentação com até 300 caracteres (inclusos os espaços). Sendo aprovada a sua proposta de trabalho esta será publicada no programa-guia do congresso.

O programa-guia é um resumo das atividades do Congresso com seus respectivos locais e horários de apresentação, ele será entregue aos inscritos junto com o restante do material no momento do credencimento.

Quem pode apresentar trabalhos

Professores em geral e alunos de cursos de graduação ou pós-graduação. Sendo alunos devem ser acompanhados de um docente responsável.

Estrutura para apresentação

Seja qual for a modalidade, a apresentação de trabalhos será oral.

As apresentações das Sessões de Comunicação serão em salas equipadas com computadores, projetor e conexão de rede internet.

Para a Sessão de Pôsteres haverá estrutura para que eles sejam afixados.

O tempo para exposição oral será de 10 minutos e mais 5 minutos para o debate. Solicitamos que experimentem o funcionamento dos materiais que trouxerem antes de sua apresentação.

Normas

(clique em cada um dos tópicos para expandir o texto)

1. Título: Negrito, centralizado, em caixa alta.

2. Autores: primeiro autor e demais autores. Sublinhar o nome do(s) autor(es) responsável(eis) pela apresentação.

3. Modalidades: Relato de Experiência, Comunicação Científica.

4. Texto:

* resumo com a extensão máxima de 750 caracteres sem espaço;

* entre 3 e 5 palavras-chave;

*texto com a proposta de comunicação com uma extensão de 2000 a 4000 palavras, incluindo gráficos, tabelas, figuras etc., que serão apresentadas com a seguinte estrutura, estilo e formato de arquivo:

a. Estrutura

* Problema

* Objetivos

* Metodologia

* Esboço de fundamentação teórica

* Resultados obtidos

* Conclusão

* Referências bibliográficas

b. Estilo e configuração da página:

* Tipo de letra: Arial 12. Alinhamento justificado, espaçamento simples, Formato A4. Margem: Esquerda - 3cm, Direita - 2,5cm, Superior - 3cm, Inferior - 2,5cm

c. Formato do arquivo:

Os trabalhos devem ser entregues em formato ".doc" (documento word 97–2003), ".docx" ou ".pdf".

Envio da proposta para análise do Comitê Científico:

1. Título: Negrito, centralizado, em caixa alta

2. Autores: Primeiro autor e demais autores. Sublinhar o nome do(s) autor(es) responsável(eis) pela apresentação.

3. Modalidade: Pôster

4. Texto:

* Resumo com a extensão máxima de 750 caracteres sem espaço;

* entre 3 e 5 palavras chave;

* texto com a proposta de comunicação com uma extensão de até 2000 palavras, incluindo gráficos, tabelas, figuras etc., que serão apresentadas com a seguinte estrutura, estilo e formato de arquivo:

a. Estrutura

* Problema

* Objetivos

* Metodologia

* Resultados obtidos

* Conclusão

* Referências mais significativas

b. Estilo e configuração da página:

* Tipo de letra: Arial 12. Alinhamento justificado, espaçamento simples, Formato A4. Margem: Esquerda - 3cm, Direita - 2,5cm, Superior - 3cm, Inferior - 2,5cm

c. Formato do arquivo:

Os trabalhos devem ser entregues em formato ".doc" (documento word 97–2003), ".docx" ou ".pdf".


Organização do conteúdo do pôster:

» Tamanho: O pôster deve medir 0,85m de largura e 1,20m de altura;

» título: idêntico ao título do trabalho submetido;

» ilustrações: O Pôster poderá conter fotos, imagens e gráficos;

» nome(s) do(s) autor(es), o(s) mesmo(s) do resumo submetido;

» instituição de origem do(s) autor(es), cidade, estado e país;

» descrição sucinta do tema: priorizar figuras, fotos, tabelas e gráficos;

» organizar as informações de modo que as idéias centrais do trabalho sejam facilmente entendidas, bem como utilizar todos os recursos disponíveis para que o pôster desperte o interesse do público;

» fixação: os próprios autores vão instalar os pôsteres; para isso contarão com a ajuda de um responsável pela sala; os pôsteres deverão ser retirados quando terminada a sessão.

Neste Congresso a comissão organizadora buscou uma maneira de facilitar e fomentar a presença de debates sobre outros temas de interesse para os professores de educação infantil e fundamental I. Para isso, oferecemos um novo espaço denominado interlúdio.

Os interlúdios não têm caráter científico, pretendem apenas aproveitar o contexto do Congresso para favorecer a emergência de outros temas. Alguns exemplos de interlúdios podem ser:

» encontro entre professores ou pesquisadores de uma área geográfica concreta;

» intercambio de pontos de vista entre professores da rede privada ou pública;

» debates entre jovens pesquisadores.

Até 15 de abril de 2014, qualquer participante do congresso pode propor interlúdios. É necessário elaborar um texto com um máximo de 300 caracteres com espaço, com o tema que propõem e o nome de pelo menos três pessoas de diferentes instituições. No caso das propostas de interlúdios este texto será utilizado, como resumo, no programa-guia.

Para efeito da organização, a primeira pessoa será a interlocutora.

A proposta de interlúdio deverá ser enviada através da página de inscrição. A comissão executiva do Congresso comunicará aos proponentes a viabilidade de realizar um determinado interlúdio, em função dos recursos disponíveis. Não haverá certificado de caráter científico para esta modalidade.

As sessões de interlúdios ocorrerão de forma simultânea no dia 24 de maio (sábado), das 14h às 15h. A organização colocará à disposição dos dinamizadores de cada interlúdio uma sala com equipamento informático. Os interlúdios aprovados pela organização serão publicados no programa do Congresso.

Para orientar a sessão de interlúdio, sugerimos o seguinte roteiro:

» apresentação das pessoas participantes e dos objetivos da sessão;

» justificação da relevância da questão a tratar e breve exposição do estado de questão;

» proposta de perguntas a abordar durante a sessão;

» debate;

» elaboração das conclusões.

O coordenador de cada interlúdio deverá se responsabilizar por todos os aspectos para garantir seu ótimo desenvolvimento.

Datas importantes

15/04/2014 (Prazo prorrogado)
Prazo final para o envio de trabalhos.

30/04/2014
Divulgação do aceite.

05/05/2014
Caso sejam solicitadas modificações de texto, o autor responsável deve enviar o trabalho completo com as modificações sugeridas até esta data.

Eixos temáticos

» Educação Infantil - 0 a 3 anos
» Cuidado e educação na Educação Infantil e Ensino Fundamental I
» Brincar
» Arte e educação
» Jogos e educação
» Inclusão
» Alfabetização, Leitura e Escrita
» Linguagem Oral na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I
» Ciências Humanas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I
» Ciências Naturais na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I
» Educação Física na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I
» Matemática e na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I
» Avaliação na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I
» Tecnologias na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I
» Aprendizagem baseada em projetos (PBL)

Anais do Congresso

Serão publicados em DVD com ISBN (978-85-67230-01-6) e enviados para a residência de cada participante do congresso. Seu conteúdo reproduzirá os trabalhos originais enviados pelo(s) autor(es) e não haverá revisão editorial.