As propostas de trabalhos a serem apresentadas no Congresso, com prazo final para o envio até 10 de junho, podem ser feitas nas seguintes modalidades: Comunicações Científicas, Relatos de Experiências ou Pôsteres/Painéis.
O interessado deve especificar em sua inscrição a modalidade de trabalho que irá apresentar e enviar a proposta até 10 de junho através da área de inscrição. O trabalho será enviado ao Comitê Científico para análise.

Também é possível participar do Congresso com a proposição de Interlúdios, que são espaços de debate e de formação de redes de colaboração. No entanto, os Interlúdios não têm caráter científico.
Todos os participantes que inscreverem algum trabalho e/ou proposta de interlúdio, devem encaminhar o documento de acordo com as normas abaixo, obedecendo à modalidade escolhida. Sendo aprovada, a proposta de trabalho será publicada no programa-guia do evento.
O programa-guia é um resumo das atividades do Congresso com seus respectivos locais e horários de apresentação, ele será entregue aos inscritos junto com o restante do material no momento do credenciamento.

Quem pode apresentar trabalhos


Professores em geral e alunos de cursos de graduação ou pós-graduação. Sendo alunos devem ter um docente responsável.

O apresentador do trabalho (autor e/ou co-autor) deverá estar devidamente inscrito no evento. Caso o co-autor não pretenda apresentar ou participar do Congresso, não é necessária a sua inscrição.

Cada proponente poderá inscrever apenas uma proposta de trabalho como primeiro (a) autor (a). Trabalhos produzidos em co-autoria deverão ser inscritos pelo primeiro autor, conforme indicado nos formulários on-line, não havendo limites de participação em outros trabalhos como co-autor.

Estrutura para apresentação


Seja qual for a modalidade, a apresentação de trabalhos será oral.

As apresentações das Sessões de Comunicação serão em salas equipadas com computadores, projetor e conexão à internet.

Para a Sessão de Pôsteres haverá estrutura para que eles sejam afixados.

O tempo para exposição oral será de 10 minutos e mais 5 minutos para o debate. Solicitamos que experimentem o funcionamento dos materiais que trouxerem antes de sua apresentação.

Normas


(clique em cada um dos tópicos para expandir o texto)

1. Título: Negrito, centralizado, em caixa alta.

2. Autores: primeiro autor e demais autores. Sublinhar o nome do (s) autor (es) responsável (eis) pela apresentação.

3. Modalidades: Relato de Experiência, Comunicação Científica.

4. Texto:

» resumo com máximo de 1500 caracteres incluindo os espaços;

» entre 3 e 5 palavras-chave;

» texto com a proposta de comunicação com uma extensão de 2000 a 4000 palavras, incluindo gráficos, tabelas, figuras etc., que serão apresentadas com a seguinte estrutura, estilo e formato de arquivo:

a. Estrutura

» Problema

» Objetivos

» Metodologia

» Esboço de fundamentação teórica

» Resultados obtidos

» Conclusão

» Referências bibliográficas (Usar as normas da ABNT 6023 ou Vancouver)

b. Estilo e configuração da página:

» Fonte: Arial 12. Alinhamento justificado, espaçamento simples, Formato A4. Margem: Esquerda - 3cm, Direita - 2,5cm, Superior - 3cm, Inferior - 2,5cm

c. Formato do arquivo:

» Os trabalhos devem ser entregues em formato ".doc" (documento word 97–2003), ".docx" ou ".pdf".

Envio da proposta para análise do Comitê Científico:

1. Título: Negrito, centralizado, em caixa alta

2. Autores: Primeiro autor e demais autores. Sublinhar o nome do (s) autor (es) responsável (eis) pela apresentação.

3. Modalidade: Pôster

4. Texto:

» Resumo com máximo de 1500 caracteres incluindo os espaços;

» entre 3 e 5 palavras chave;

» texto com a proposta de comunicação com uma extensão de até 2000 palavras, incluindo gráficos, tabelas, figuras etc., que serão apresentadas com a seguinte estrutura, estilo e formato de arquivo:

a. Estrutura

» Problema

» Objetivos

» Resultados obtidos

» Conclusão

» Referências mais significativas

b. Estilo e configuração da página:

» Fonte: Arial 12. Alinhamento justificado, espaçamento simples, Formato A4. Margem: Esquerda - 3cm, Direita - 2,5cm, Superior - 3cm, Inferior - 2,5cm

c. Formato do arquivo:

» Os trabalhos devem ser entregues em formato ".doc" (documento word 97–2003), ".docx" ou ".pdf".

Organização do conteúdo do pôster:

» Tamanho: O pôster deve medir 0,85m de largura e 1,20m de altura;

» título: idêntico ao título do trabalho submetido;

» ilustrações: O Pôster poderá conter fotos, imagens e gráficos;

» nome(s) do(s) autor(es), o(s) mesmo(s) do resumo submetido;

» instituição de origem do(s) autor(es), cidade, estado e país;

» descrição sucinta do tema: priorizar figuras, fotos, tabelas e gráficos;

» organizar as informações de modo que as idéias centrais do trabalho sejam facilmente entendidas, bem como utilizar todos os recursos disponíveis para que o pôster desperte o interesse do público;

» fixação: os próprios autores são responsáveis por instalá-los e após o fim da sessão. Para tais atividades contarão com a ajuda de um responsável pela sala.

A comissão organizadora buscou uma maneira de facilitar e fomentar a presença de debates sobre outros temas de interesse para os professores de Ciências Humanas. Para isso, oferecemos um espaço denominado interlúdio.

Os interlúdios não têm caráter científico, pretendem apenas aproveitar o contexto do Congresso para favorecer a emergência de outros temas. Alguns exemplos de interlúdios podem ser:

» encontro entre professores ou pesquisadores de uma área geográfica concreta;

» intercambio de pontos de vista entre professores da rede privada ou pública;

» debates entre jovens pesquisadores.

Até 10 de junho, qualquer participante do congresso pode propor interlúdios. É necessário elaborar um texto com um máximo de 1500 caracteres incluído os espaços, com o tema que propõem e o nome de pelo menos duas pessoas de diferentes instituições. No caso das propostas de interlúdios este texto será utilizado, como resumo, no programa-guia.

Para efeito da organização, a primeira pessoa será a interlocutora.

A proposta de interlúdio deverá ser enviada através da página de inscrição. A comissão executiva do Congresso comunicará aos proponentes a viabilidade de realizar um determinado interlúdio, em função dos recursos disponíveis. Não haverá certificado de caráter científico para esta modalidade.

As sessões de interlúdios ocorrerão de forma simultânea no dia 22 de agosto das 14h às 15h. A organização colocará à disposição dos dinamizadores de cada interlúdio uma sala com equipamento informático. Os interlúdios aprovados pela organização serão publicados no programa do Congresso.

Para orientar a sessão de interlúdio, sugerimos o seguinte roteiro:

» apresentação das pessoas participantes e dos objetivos da sessão;

» justificação da relevância da questão a tratar e breve exposição do estado de questão;

» proposta de perguntas a abordar durante a sessão;

» debate;

» elaboração das conclusões.

O coordenador de cada interlúdio deverá se responsabilizar por todos os aspectos para garantir seu ótimo desenvolvimento.

Datas importantes


10/06/2015 (prazo prorrogado)
Prazo final para o envio de trabalhos.

22/06/2015 (prazo prorrogado)
Divulgação do aceite.

01/07/2015
Caso sejam solicitadas modificações de texto, o autor responsável deve enviar o trabalho completo com as modificações sugeridas até esta data.

Eixos temáticos


» Estado e Sociedade civil
» Os biomas e a ocupação humana: a geografia, a história
» A construção histórica da desigualdade entre as nações
» A sociedade da informação
» O ensino de Ciências Humanas e os recursos digitais
» Mídia e ensino
» Globalização econômica
» Fluxos migratórios, mobilidade, tensões identitárias
» A construção das identidades coletivas, territoriais, culturais, religiosas no mundo contemporâneo
» Um mundo em conflito: guerras e tensões
» A crise da leitura na sociedade contemporânea
» O ensino da Filosofia no Ensino Médio
» O Ensino de Geografia no século XXI
» O espaço urbano e os movimentos sociais
» China, do Império à potência no século XXI
» A questão hídrica no Brasil e no Mundo

Anais do Congresso


Serão publicados em DVD com ISBN (978-85-67230-02-3) e enviados para a residência de cada participante do congresso. Seu conteúdo reproduzirá os trabalhos originais enviados pelo(s) autor(es) e não haverá revisão editorial.