Maria E. Ribeiro Marcondes

Professora Doutora do Instituto de Química da Universidade de São Paulo.
Graduação: licenciatura e bacharelado no Instituo de Química da USP.
Doutorado em Ciências – Química Orgânica – No instituto de Química da USP.
Orientadora do Programa de Pós-Graduação Interunidades de Ensino de Ciências do Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biociências e Faculdade de Educação da USP.
Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação Química – GEPEQ, IQUSP, que desenvolve atividades de pesquisa, de extensão e de formação continuada de professores.

Ensino:
Ministra disciplinas para o curso de graduação do IQUSP, bacharelado e licenciatura.
Ministra disciplinas de pós graduação no Programa Interunidades de Ensino de Ciências.
Projeto de ensino de Química para o ensino médio: “Interações e Transfor”mações – química para o ensino médio” – 4 volumes publicados pela EDUSP.

Pesquisa
Linhas de pesquisa: Formação de professores, Aprendizagem de conceitos químicos, Contextualização no Ensino de Química.
Orientação: orientou 25 dissertações de mestrado; 7 doutorados na área do ensino de Ciências e Ensino de Química.
Trabalhos de pesquisa: publicação de trabalhos em revistas da área de pesquisa ensino de ciências: Revista Ensaio, Revista Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências, Investigações o Ensino de Ciências, Química Nova na Escola, entre outras.
Trabalhos apresentados em congressos da área de pesquisa em ensino de ciências : congressos internacionais , nacionais e regionais.
Livros na área de pesquisa: “Tópicos em Ensino de Química” (ed Pedro e João), “Ensino de Química – visões e reflexões” (ed UNIJUÍ).
Projetos de Pesquisa : “Grupos colaborativos na formação continuada de professores” (CNPq), “Contextualização no ensino de Química”; “Aprendizagem de Química no ensino médio”.

Extensão
Projeto de Extensão: “Laboratório Aberto de Química para Alunos e Professores” – oferecimento de atividades experimentais para escolas do ensino fundamental e ensino médio, e para professores. (com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP)
Projeto de Extensão: Elaboração de materiais áudio-visuais para divulgação da Química. (vídeos publicados no canal do GEPEQ no Youtube e na página da internet do grupo)
Cursos de formação continuada de professores de Química – cursos oferecidos semestralmente no Programa USP-Escola, cursos de curta duração oferecidos a professores de Química de diversas diretorias de Ensino.
Livros na área de extensão produzidos: “Oficinas temáticas no ensino médio” ( SEESP); Atividades Experimentais no Ensino de Química: reflexões e propostas (SEESP); “Atividades Experimentais investigativas no ensino de Química” (Ed CETEC), “Química Orgânica: reflexões e propostas” (CETEC).