Valquiria Villas Boas

Possui bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Física da Matéria Condensada pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (1992). Fez seu pós-doutorado no Laboratoire de Magnétisme Louis Néel do CNRS (Grenoble-França). Foi professora do Instituto de Física da USP entre 1995 e 2003. Foi professora convidada da Universityof San Diego (San Diego-California-EUA) de 2001 a 2002, e professora adjunta do Evergreen Valley College (San Jose-California-EUA) de 2002 a 2003 onde trabalhou principalmente na área de ensino de física. Desde 2003 é professora do Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia (CCET) da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Tem sua formação principal na área de Física da Matéria Condensada, com ênfase em Materiais Magnéticos, tendo atuado principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de materiais magnéticos e estudo das propriedades magnéticas e estruturais de materiais magnéticos nanocristalinos a base de (Nd,Pr)FeB. Atualmente tem trabalhado nas áreas de Aprendizagem Ativa para o Ensino de Física e de Engenharia, de Formação Profissional de Professores de Engenharia e de Formação Continuada de Professores de Ciências e Matemática. É coordenadora do projeto“Engenheiro do Futuro” e idealizadora do “Encorajando Meninas em Ciência e Tecnologia” da Universidade de Caxias do Sul. É professora do Programa de Pós Graduação em Ensino em Ciências e Matemática e do Programa de Formação para Professores da UCS. É membro do SteeringCommittee do grupo Active Learning in EngineeringEducation (ALE) do qual foi chairperson de janeiro 2011 a janeiro 2014. É membro do Consultative Committee for the Aalborg Centre for PBL in Engineering Science and Sustainability, do Editorial Board of the European Journal of Engineering Education e do Governing Board da Research in Engineering Education Network.