5º Congresso pesquisa do ensino. Física e Química na escola e no mundo acadêmico. O desafio interdisciplinas.
trabalhos

Os trabalhos podem ser inscritos em três modalidades: a) comunicação científica; b) relato de experiência; c) pôsteres.

Também é possível participar do Congresso com a proposição de Interlúdios, que são espaços de debate e de formação de redes de colaboração, sem caráter científico.

A entrega dos trabalhos deve ser feita até o dia 30 de julho de 2016, na área de inscrição no próprio site do Congresso. É preciso especificar a modalidade em que a proposta está sendo inscrita.

Todas as propostas serão submetidas à análise do Comitê Científico do Congresso, que poderá aprovar integralmente, solicitar modificações ou rejeitar. Uma vez aprovado, o projeto será incluído no programa-guia do evento.

Entregue a todos participantes do Congresso no credenciamento, o programa-guia traz um resumo das atividades, bem como os locais e horários das apresentações.


Quem pode apresentar trabalhos

A apresentação de trabalhos, em qualquer modalidade, é facultada a professores, graduandos e pós-graduandos devidamente inscritos no Congresso. Propostas de estudantes devem ter um professor responsável.

O envio de trabalhos está condicionado à prévia inscrição ao Congresso do(s) autor(es). Na hipótese de haver dois ou mais autores, não será exigida a inscrição de quem não apresentar o co-autor e optar por não participar do Congresso.

Cada proponente poderá inscrever apenas uma proposta de trabalho como primeiro(a) autor(a). Trabalhos produzidos em co-autoria deverão ser inscritos pelo primeiro autor, conforme indicado nos formulários on-line. Não há limite de participação em outros trabalhos como co-autor.


Estrutura para apresentação

Seja qual for a modalidade, os trabalhos devem ser apresentados oralmente, com tempo limitado a 10 minutos e outros 5 minutos reservados para o debate.

As salas estão equipadas com computador, data show e conexão à internet. Sugerimos que os materiais a serem usados na apresentação sejam previamente testados no equipamento da sala.

Para a sessão de pôsteres, o Centro de Convenções dispõe de estrutura para que eles sejam afixados.


Normas de apresentação dos trabalhos

(clique em cada um dos tópicos para expandir o texto)

Página de rosto:
1) Inserir cabeçalho. (clique aqui para fazer download)
2) Título: em negrito, centralizado na página, em caixa alta.
3) Autores: colocar o nome do primeiro autor, seguidos dos demais. Sublinhar o nome do(s) autor(es) responsável(eis) pela apresentação.
4) Modalidades: Relato de Experiência ou Comunicação Científica.

Demais páginas:

5) Resumo e palavras chaves:
» O resumo deve ter até 1.000 caracteres, incluindo os espaços
» Devem ser escolhidas de 3 a 5 palavras chaves

6) Texto:

A proposta de comunicação deve ter extensão de 2000 a 4000 palavras, incluindo gráficos, tabelas, figuras etc. O texto deve respeitar as seguintes normas:
a) Estrutura:
» Problema
» Objetivos
» Metodologia
» Esboço de fundamentação teórica
» Resultados obtidos (se for o caso)
» Conclusão
» Referências bibliográficas (usar as normas da ABNT 6023 ou Vancouver)
b) Estilo e configuração da página:
» Formato: A4
» Fonte: arial 12
» Alinhamento: justificado
» Espaçamento: simples
» Margens: Esquerda - 3cm. Direita - 2,5cm. Superior - 3cm, Inferior - 2,5cm
c) Formato do arquivo:
» Os trabalhos devem ser entregues em formato ".doc" (documento word 97–2003), ".docx" ou ".pdf".
Normas para envio ao Comitê Científico
Página de rosto:
1) Inserir cabeçalho. (clique aqui para fazer download)
2) Título: em negrito, centralizado na página, em caixa alta.
3) Autores: colocar o nome do primeiro autor, seguidos dos demais. Sublinhar o nome do(s) autor(es) responsável(eis) pela apresentação.
4) Modalidades: Pôster

Demais páginas:

5) Palavras chaves:
» Devem ser escolhidas de 3 a 5 palavras chaves
» Resumo deve ter até 1.000 caracteres, incluindo os espaços
6) Texto
O trabalho deve ser apresentado em texto com até 1.500 caracteres, iincluindo espaços. O texto deve respeitar as seguintes normas:
a) Estrutura:
» Problema
» Objetivos
» Resultados obtidos (se for o caso)
» Conclusão
» Referências mais significativas
b) Estilo e configuração da página:
» Formato: A4
» Fonte: arial 12
» Alinhamento: justificado
» Espaçamento: simples
» Margens: Esquerda - 3cm. Direita - 2,5cm. Superior - 3cm, Inferior - 2,5cm
c) Formato do arquivo:
» Os trabalhos devem ser entregues em formato ".doc" (documento word 97–2003), ".docx" ou ".pdf".

Normas para organização do conteúdo do pôster

» O pôster deve medir 0,90m de largura e 1,20m de altura;
» É obrigatória a inserção do cabeçalho clique aqui para fazer download;
» Título: deve ser idêntico ao título do trabalho submetido;
» ilustrações: o Pôster poderá conter fotos, imagens e gráficos;
» Demais orientações sobre as informações que devem constar do Pôster, sempre no canto inferior esquerdo, em fonte Arial, corpo 11:
a) Autores: devem ser os mesmos que constam do texto de envio ao Comitê Científico
b)Instituição de origem do(s) autor(es), cidade, estado e país
c)As informações devem expressar as ideias centrais do trabalho e devem estar organizadas de maneira a atrair a atenção, despertar o interesse e facilitar a compreensão da proposta. Os autores podem usar todos os recursos disponíveis que julgarem necessários.
» Fixação: os próprios autores são responsáveis pela instalação e pela retirada do Pôster e contarão com a ajuda de um profissional responsável pela sala.
A comissão organizadora buscou uma maneira de facilitar e fomentar a presença de debates sobre outros temas de interesse para os professores participantes. Para isso, oferecemos um espaço denominado Interlúdio.

Os Interlúdios não têm caráter científico. A proposta pretende apenas aproveitar o contexto do Congresso para favorecer a emergência de outros temas. Alguns exemplos de interlúdios podem ser:

» encontro entre professores ou pesquisadores de uma área geográfica concreta;
» intercâmbio de pontos de vista entre professores da rede privada ou pública;
» debates entre jovens pesquisadores.

Até 30 de julho, qualquer participante do Congresso pode apresentar uma proposta para os Interlúdios. É necessário elaborar um texto com um máximo de 1.000 caracteres, incluídos os espaços, com o tema e o nome de pelo menos duas pessoas de diferentes instituições.

Para efeito da organização, a primeira pessoa será a interlocutora.

A proposta de Interlúdio deverá ser enviada pela da página de inscrição. A Comissão Executiva do Congresso comunicará aos proponentes a viabilidade de sua realização, em função dos recursos disponíveis. Não haverá certificado de caráter científico para esta modalidade.

As sessões de Interlúdios ocorrerão de forma simultânea no dia 09 de setembro, às 15h30. A organização colocará à disposição dos dinamizadores de cada Interlúdio uma sala com equipamento informático. Os Interlúdios aprovados pelo Comissão Executiva do Congresso serão publicados no Programa do Congresso. Este texto será utilizado, como resumo, no programa-guia.

Para orientar a sessão de Interlúdio, sugerimos o seguinte roteiro:

» apresentação das pessoas participantes e dos objetivos da sessão;
» demonstração da relevância do tema e um breve resumo da exposição;
» debate;
» conclusões.

O coordenador de cada Interlúdio deverá se responsabilizar por todos os aspectos para garantir seu ótimo desenvolvimento.


Datas importantes

30/07 - Prazo final para o envio de trabalhos

01/08 - Divulgação do aceite pelo Comitê Científico

18/08 - Prazo para reenvio dos trabalhos já corrigidos, caso o Comitê Científico tenha solicitado modificações


Eixos temáticos

Eixo A – Desafio Interdisciplinar e a sala de aula
A1 - A interdisciplinaridade no ensino de Física
A2 - A interdisciplinaridade no ensino de Química
A3 - Diálogos entre o ensino de ciências e as artes

Eixo B – História e Filosofia da Ciência e a Sala de Aula
B1 - Ensino de Física e a História da Ciência
B2 - Ensino de Química e História da Ciência
B3 - A Natureza da Ciência e a sala de aula

Eixo C – Questões curriculares no ensino de Física e Química
C1 - O currículo das Ciências exatas no Ensino Fundamental
C2 - O currículo das Ciências exatas no Ensino Médio
C3 - O ensino da Física Moderna e Contemporânea
C4 - O currículo de ciências exatas e sustentabilidade
C5 - A Base Nacional Curricular Comum em questão

Eixo D – Metodologias de Ensino das Ciências Exatas
D1 - O uso das tecnologias no ensino das ciências exatas
D2 - A pesquisa no ensino e a sala de aula – Física
D3 - A pesquisa no ensino e a sala de aula – Química
D4 - Metodologias Ativas para a sala de aula

Eixo E – Formação de Professores
E1 - Formação Inicial de Professores de Física e Química
E2 - Formação Contínua de professores de Física e Química
E3 - Formação de Professores de Ciências e a Base Nacional Comum Curricular


Anais do Congresso

Serão publicados em DVD com ISBN (978-85-67230-03-0) e enviado para a residência de cada participante do congresso. Seu conteúdo reproduzirá os trabalhos originais enviados pelo(s) autor(es) e não haverá revisão editorial.