Indicações para pesquisa
 
  • Borba, M.C., Malheiros, A.P.S., Zulatto, R. B.A. Educação a distância online. Belo Horizonte: Autentica, 2007. Terceira edição Borba, Malheiros e Amaral (2011)

  • Borba, M.C., Villarreal, M.E. Humans-with-media and the reorganization of mathematical thinking: information and communication technologies, modeling, visualization, and experimentation. New York, Springer, 2005.

  • BORBA, M. C.; GADANIDIS, G. Virtual communities and networks of practicing mathematics teachers: The role of technology in collaboration. In T. Wood (Series Editor) & K. Krainer (Volume Editor), International handbook of mathematics teacher education: Vol. 3. Participants in mathematics teacher education: individuals, teams, communities, and networks (pp. 181-209). Rotterdam: Sense Publishers, 2008.

  • Barbosa, S. M. (2009) Tecnologias da Informação e Comunicação, Função Composta e Regra da Cadeia. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2009.

  • Benedetti, F. C. (2003) Funções, Software Gráfico e Coletivos Pensantes. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2003.

  • Bonafini, F. (2004) Explorando conexões entre a Matemática e a Física com o uso de calculadoras gráficas e o CBL. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociência e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.  

  • Borba, M. C. (1993) Students’ understanding of transformations of functions using multi representational software. 1993. Doctoral Dissertation (PhD in Mathematics Education). Cornell University, Ithaca, 1993.

  • Borba, M. C.,  Villarreal, M. E. (2005) Humans-with-media and the reorganization of mathematical thinking: information and communication technologies, modeling, visualization, and experimentation. New York, Springer.

  • Borba, M. C., Zullato, R. (2006). Different media, different types of collective work in online continuing teacher education: Would you pass the pen, please?  In: Proceedings of the PME 30, Jarmila, N., Moraová, H, Krátká, M, Stehlíková, N., eds., 2: 201-208. Charles University, Faculty of Education. Czech Republic, Prague.

  • Borba, M. C., Malheiros, A. P. S., Zulatto, R. B. A. (2007) Educação a distância online. Belo Horizonte: Autentica.

  • Borba, M. C., Gadanidis, G. (2008) Virtual communities and networks of practising mathematics teachers: The role of technology in collaboration. In T. Wood (Series Editor) & K. Krainer (Volume Editor), International handbook of mathematics teacher education: Vol. 3. Participants in mathematics teacher education: individuals, teams, communities, and networks (pp 181-209). Rotterdam: Sense Publishers.

  • Gadanidis, G.; Borba, M. C. (2008) Our lives as performance mathematicians. For the Learning of Mathematics 28(1), 44-51.

  • Javaroni, S. L. (2007) Abordagem geométrica: possibilidades para o ensino e aprendizagem de Introdução às Equações Diferenciais Ordinárias. Tese (doutorado). Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.

  • Levy, P. (1993) As Tecnologias da Inteligência: O futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34.

  • Levy, P. (2000). Cibercultura. São Paulo: Editora 34.

  • Olimpio Junior, A. (2006) Compreensões de Conceitos de Cálculo Diferencial no Primeiro Ano de Matemática - Uma Abordagem Integrando Oralidade, Escrita e Informática. Tese (doutorado). Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.

  • Santos, S. C. (2006) A Produção Matemática em um Ambiente Virtual de Aprendizagem: o caso da geometria euclidiana espacial. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2006.

  • Scucuglia, R. (2006) A Investigação do Teorema Fundamental do Cálculo com Calculadoras Gráficas. 1v. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.
    Sheffer, N. (2001) Sensores Informática e o Corpo: a Noção de Movimento no Ensino Fundamental. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.

  • Souza, T. (1996) Calculadoras Gráficas: uma proposta didático-pedagógica para o tema funções quadráticas. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 1996.

  • Thikhomirov, O. (1981) The psychological consequences of the computerization. In: Werstch, J. (1981) The concept of activity in soviet psychology. New York: Sharp.

  • Villarreal, M. E. (1999) O Pensamento Matemático de Estudantes Universitários de Cálculo e Tecnologias Informáticas. 1v. Tese (Doutorado em Educação Matemática) Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.

  • Zulatto, R. B. A. (2003) Professores de Matemática que utilizam softwares de geometria dinâmica: suas características e perspectivas. Dissertação (Mestrado em Educa Matemática) Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2003.

  • Performance Matemática Digital
    http://www.edu.uwo.ca/dmp/


  • O problema do Garçom
    http://www.youtube.com/watch?v=Y4SVWk_u9Zs


  • O caso dos primos
    http://www.ted.com/talks/salman_khan_let_s_use_video_to_reinvent_education.html


  • Miséria, vídeo, animação, gráfico e função
    http://www.gapminder.org/videos/200-years-that-changed-the-world-bbc/


  • Como utilizar Ted e Wolphramalpha em educação ?
    http://www.wolframalpha.com/


  • Ver homepage do GPIMEM para outras referências
    http://www.rc.unesp.br/gpimem


 
 
Abertura Mesas-redondas Textos Depoimentos Comissões Indicações para pesquisa Voltar ao Menu