Francisco Amancio Cardoso Mendes é Doutor em Educação e Físico de formação pela USP; habilitado em Microeletrônica pela Escola Politécnica (USP) e Mestre em Tecnologia Educacional pela UNESP/USP. Fora do ramo educacional atuou como Especialista de Produtos e Sistemas na IBM e Auditor de Qualidade em sistema ISO. Está desde 1988 na área de Educação Básica, tanto como Professor, quanto como Coordenador (segmento, área e tecnologia) em diferentes tipos de instituições (escolas regulares públicas e privadas, técnicas, internacionais, bilíngues e cursos pré-vestibulares). Em Ensino Superior atua desde 1997 em diferentes instituições públicas (UNICAMP) e privadas. Atualmente está como Professor Pesquisador Associado ao Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Complexidade (ECCo) do Instituto de Física da USP e do Grupo de Pesquisa Digital Media Education (Digit-MEd) vinculado ao LAEL da PUC-SP e como Consultor/Assessor Educacional em Coordenação de projetos que envolvam área educacional de Currículo/Carreira, Projetos Multidisciplinares e Tecnologia Educacional.