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30, 31 e 01 de Agosto/Setembro de 2018

Milenium centro de convenções

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Professores da rede privada de ensino, têm abono de falta no trabalho para participação no 6º Congresso do Sinpro-SP garantido na sua Convenção Coletiva.
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Professores da rede municipal de ensino, têm abono de falta no trabalho para participação no 7º Congresso do Sinpro-SP nos termos do Decreto n° 48.743/07.

ATIVIDADES DO 7º CONPE


[Mesa redonda]

"AS JUVENTUDES CONTEMPORÂNEAS"


(Anderson Campos)

Compreender as bases materiais que condicionam a vida da maioria da juventude brasileira é um grande desafio. Limitações fundamentais como a conciliação entre trabalho e estudo, a desigualdade de tratamento no mercado de trabalho e a existência de verdadeiras barreiras à participação social e política serão tratados nesta apresentação. A ofensiva ideológica de uma sociedade neoliberal é o pano de fundo da análise. Mecanismos importantes dessa sociedade, como a competitividade, o individualismo, o consumismo e a mercantilização da vida, dentre outros, afetam fundamentalmente os jovens. A sociedade do futuro tem sido consolidada hoje, educando toda a geração atual de jovens para incorporar os valores de uma sociedade baseada na concorrência capitalista.


(Geraldo Leão)

A relação dos jovens contemporâneos com a escola tem sido marcada por tensões e conflitos. Em meio a profundas transformações pelas quais passam as sociedades contemporâneas, a experiência escolar parece marcada por uma distância crescente entre as práticas culturais e as experiências juvenis e o mundo adulto representado pelas instituições, professores e pais. É um desafio cada vez maior para os jovens produzir-se como estudante e construir um vínculo forte e significativo com a escola. Torna-se necessário então desenvolver novos olhares e abordagens que busquem aproximar esses universos. Para isso, nos perguntamos: Quais traços configuram a condição juvenil na sociedade brasileira hoje? Como isso afeta a experiência escolar? O que os professores e escolas conhecem sobre os jovens? Até que ponto o fazer docente e a organização escolar dialogam com os interesses e expectativas juvenis?



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