+5511 5080.5988

30, 31 e 01 de Agosto/Setembro de 2018

Milenium centro de convenções

Serão 3 dias de muita informação e aprendizado. Fique atento as datas de inscrição e aos prazos para o envio de trabalhos!

Inscreva-se

ABONO
um direito do
professor

Professores da rede privada de ensino, têm abono de falta no trabalho para participação no 7º Congresso do SinproSP garantido na sua Convenção Coletiva.
Faça a consulta: Educação básica | Ensino Superior

Professores da rede municipal de ensino, têm abono de falta no trabalho para participação no 7º Congresso do SinproSP nos termos do Decreto n° 48.743/07.

NOTÍCIAS


Professores têm direito a abono de falta para participarem do 7º CONPE

A Convenção Coletiva de Trabalho garante o abono de falta para os professores participarem do Congresso do SinproSP.

Na Educação Básica, o direito está assegurado pela cláusula 55. Ela determina o abono de falta para um professor em escolas com até 50 docentes. Em escolas maiores, o abono será concedido a duas pessoas.
As ausências são limitadas a dois dias úteis além do sábado e serão abonadas mediante apresentação de atestado de comparecimento ou certificado.

Já no Ensino Superior, a cláusula 49 da Convenção garante o abono para um professor em instituições com 49 docentes. Para unidades de ensino que tenham entre 50 e 99 professores, o abono será estendido a duas pessoas. E em universidades com corpo docente superior a 100, três professores têm o direito ao abono assegurado.
O abono de falta no Superior é limitado a dois dias úteis além do sábado, mediante a apresentação de atestado de comparecimento ou certificado. No, entanto, o professor deverá repor as aulas que, por ventura, sejam necessárias para complementação das horas letivas mínimas exigidas pela legislação.

Rede pública
Quem leciona na rede municipal de ensino também tem direito ao abono de falta. O direito é garantido pelo decreto 48.743/2007. Porém, é importante conversar com o coordenador e combinar como será feita a reposição das aulas, se necessário.


Redes colaborativas na educação

A professora Solange Giardino, questiona como a velocidade das mudanças tecnológicas impacta na educação, uma vez que a escola pode não acompanhar essa rapidez. A vice-coordenadora acadêmica do CONPE também apresenta algumas das atividades programadas para a 7ª edição evento.
No primeiro dia do Congresso, Solange ministrará o workshop de 'redes colaborativas, que discute as possibilidades de aprendizagem em rede e a importância das interações sociais no ensino. Saiba mais sobre a oficina


Os fazedores no ambiente escolar

O termo 'makerspace' ainda pode soar estranho aos ouvidos. Em tradução livre significa espaço dos fazedores. A expressão ele diz respeito a laboratórios colaborativos que possibilitam o desenvolvimento (do planejamento à fabricação) de projetos que usam tecnologia criativa, da mais simples a de alta complexidade.
Ministrada por Lucas Torres, co-fundador da Nave à Vela, a oficina de Makerspace propõe uma experimentação no contexto da cultura maker e uma reflexão sobre como esses princípios podem agregar à prática educacional no currículo escolar.