Serão 3 dias de muita informação e aprendizado. Fique atento as datas de inscrição e aos prazos para o envio de trabalhos!
Inscreva-seProfessores da rede privada de ensino, têm abono de falta no trabalho para participação no 6º Congresso do Sinpro-SP garantido na sua Convenção Coletiva.
Faça a consulta: Educação básica | Ensino Superior
Professores da rede municipal de ensino, têm abono de falta no trabalho para participação no 7º Congresso do Sinpro-SP nos termos do Decreto n° 48.743/07.
[Mesa redonda]
"AS JUVENTUDES CONTEMPORÂNEAS"
(Anderson Campos)
Compreender as bases materiais que condicionam a vida da maioria da juventude brasileira é um grande desafio. Limitações fundamentais como a conciliação entre trabalho e estudo, a desigualdade de tratamento no mercado de trabalho e a existência de verdadeiras barreiras à participação social e política serão tratados nesta apresentação. A ofensiva ideológica de uma sociedade neoliberal é o pano de fundo da análise. Mecanismos importantes dessa sociedade, como a competitividade, o individualismo, o consumismo e a mercantilização da vida, dentre outros, afetam fundamentalmente os jovens. A sociedade do futuro tem sido consolidada hoje, educando toda a geração atual de jovens para incorporar os valores de uma sociedade baseada na concorrência capitalista.
(Geraldo Leão)
A relação dos jovens contemporâneos com a escola tem sido marcada por tensões e conflitos. Em meio a profundas transformações pelas quais passam as sociedades contemporâneas, a experiência escolar parece marcada por uma distância crescente entre as práticas culturais e as experiências juvenis e o mundo adulto representado pelas instituições, professores e pais. É um desafio cada vez maior para os jovens produzir-se como estudante e construir um vínculo forte e significativo com a escola. Torna-se necessário então desenvolver novos olhares e abordagens que busquem aproximar esses universos. Para isso, nos perguntamos: Quais traços configuram a condição juvenil na sociedade brasileira hoje? Como isso afeta a experiência escolar? O que os professores e escolas conhecem sobre os jovens? Até que ponto o fazer docente e a organização escolar dialogam com os interesses e expectativas juvenis?