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30, 31 e 01 de Agosto/Setembro de 2018

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Professores da rede municipal de ensino, têm abono de falta no trabalho para participação no 7º Congresso do SinproSP nos termos do Decreto n° 48.743/07.

RESUMOS


COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS

+ - ANÁLISE DA QUALIDADE DOS ARGUMENTOS ESCRITOS CONSTRUÍDOS POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS DE DIFERENTES GRAUS DE ABERTURA

Autoras: Aline Mendes Geraldi e Daniela Lopes Scarpa

O ensino de ciências por investigação representa um importante caminho para a promoção da alfabetização científica, além de fomentar a argumentação. O presente trabalho tem o objetivo de buscar relações entre diferentes graus de abertura de atividades investigativas e a qualidade de argumentos desenvolvidos ao longo desse processo, em um projeto de Iniciação Científica Júnior, com estudantes do ensino fundamental II. Foram propostas duas aplicações das atividades investigativas: uma chamada de sequencial, seguindo a ordem proposta na literatura da área, e outra, sem seguir a ordem proposta, chamada de invertida. As análises foram conduzidas com base em duas ferramentas para verificar a qualidade dos argumentos, em relação à sua estrutura e ao conhecimento científico utilizado para embasá-lo. As análises apontaram que os estudantes são capazes de desenvolver argumentos ao se envolverem em atividades investigativas. Porém, o grau de abertura das atividades foi um dos fatores que influenciou nesse processo e na qualidade desses argumentos. Os resultados evidenciam a importância das atividades investigativas, em seus diferentes graus de abertura, como propostas que fomentam e qualificam a argumentação no ensino de ciências.

+ - USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: AVALIAÇÃO COMPARATIVA DE APLICATIVOS UTILIZADOS PARA ESTUDOS EM ANATOMIA HUMANA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO HÍBRIDO

Autores: Cristiane Regina Ruiz, Ilka Schincariol Vercellino, Sérgio Ricardo Rios Nascimento e Josy Davidson Okida Vieira

O uso crescente de dispositivos móveis e aplicativos cada vez mais detalhistas e realistas abrem possibilidades para que a educação repense os métodos tradicionais. Nosso objetivo foi avaliar comparativamente quatro aplicativos de anatomia humana visando sua aplicação como ferramenta complementar e sua contribuição no modelo de ensino híbrido. Com relação à qualidade das imagens a maior parte dos aplicativos recebeu boas notas quanto à fidedignidade das imagens, bem como quanto à qualidade gráfica das mesmas. As notas também foram boas para ferramentas de conteúdo disponibilizado nos aplicativos e terminologia anatômica. O uso dos aplicativos na proposta de ensino híbrido possibilita uma gama diversa de atividades a serem planejadas pelos docentes, porém há fatores de extrema importância para que o uso dos aplicativos seja eficiente: a escolha do aplicativo, disponibilidade de equipamentos de informática, estabilidade e velocidade de acesso à internet e adequação de espaço físico de laboratórios com quantidade suficiente de hardwares e softwares.

+ - O USO DA SIMULAÇÃO BASEADA EM HIPERVÍDEO COMO RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA

Autor: Danilo Fogaça de Macedo

O estudo do reino vegetal pode ser bastante desafiador, assim como propiciar situações de aprendizagem que privilegiem a construção do conhecimento pela experimentação. Para tanto, o desenvolvimento de recursos educacionais pode ser uma alternativa para o encaminhamento de conteúdos considerados difíceis de serem ensinados e aprendidos pelos meios tradicionais. Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um simulador baseado em hipervídeo capaz de atuar como ferramenta no ensino e aprendizagem de botânica, favorecendo a adoção de metodologias capazes de confrontar os alunos com suas concepções alternativas sem que sejam priorizadas a memorização e a transmissão de conteúdos. O simulador foi utilizado com alunos da 2ª série do ensino médio, e os resultados indicam que a aprendizagem pode ser privilegiada em situações nas quais os estudantes têm a oportunidade de experimentar suas próprias hipóteses, confrontando suas concepções prévias com o registro do fenômeno estudado.

+ - OS DIFERENTES SIGNIFICADOS DA INOVAÇÃO EDUCACIONAL

Autor: Fernando Gomes de Oliveira Tavares

Realiza uma análise acerca do conceito de inovação presente nas pesquisas educacionais. Seleciona e examina um conjunto de vinte e três artigos científicos, indexados em duas bases de dados internacionais (SciELO e Web of Science), publicados no período de 1974 a 2017. Como resultado, percebe que a inovação é entendida sob quatro perspectivas: como algo positivo a priori, como sinônimo de mudança e reforma educacional, como modificação de propostas curriculares e como alteração de práticas educacionais costumeiras em um grupo social. Conclui que o conceito de inovação detém uma ampla rede de significados que estão vinculados às diferentes concepções epistemológicas e ideológicas acerca do processo educativo.

+ - DISCIPLINA DE MATEMÁTICA: PARALELO ENTRE O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR ATUAL

Autores: Flainer Rosa de Lima e Viviane da Silva

O intuito deste trabalho é discutir a disciplina de Matemática, por meio das transformações ocorridas em seu ensino ocasionadas pelo Movimento da Matemática Moderna – MMM, sucedido nas décadas de sessenta e setenta no Brasil, e pela Base Nacional Comum Curricular em implantação. Grandes movimentos de mudanças na educação tiveram voz, aplicações e incentivaram outros a estabelecerem o ensino e aprendizagens diferenciadas da matemática. Este artigo pretende contribuir com a construção da história da Educação Matemática e tem como foco as caracterizações que a disciplina matemática passou durante o MMM e tem atravessado após a existência da Base Nacional Comum Curricular

+ - APRENDER CONECTIVAMENTE: TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO NO ENSINO DE INGLÊS

Autores: Claudia Coelho Hardagh, Márcia Maria Arco e Flexa Ferreira da Costa e Guaracy Carlos da Silveira

O objetivo deste artigo é verificar a percepção de alunos de inglês online no que tange ao uso de tecnologias digitais bem como a relação professor-aluno em um contexto tecnológico que incentiva a aprendizagem contínua, de modo a compreender e relacionar os conceitos de maneira prática para perceber a realidade das estratégias democratizantes da tecnologia na educação híbrida online em um mundo conectado e flexível. Verificou-se que a tecnologia é bemvista e requerida, mas não sobrepuja o dinamismo e preparo de professores e alunos, conduzidos essencialmente pelo preparo e formação do professor, pela motivação e pelas conexões que o aluno vai fazendo no processo.

+ - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E AFETIVIDADE ENTRE DOCENTES E ESTUDANTES

Autores: Guilherme William Udo Santos, Karin Gerlach Dietz, Mirian Queiroz de Souza Daniel e Patrícia Aparecida do Amparo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a relação docente-discente em cursos superiores de educação a distância (EAD) sob o enfoque da afetividade. Partimos do suposto que apesar das especificidades do trabalho pedagógico no espaço virtual, na relação docente-discente sempre estão envolvidas trocas afetivas, positivas ou negativas. Participaram da pesquisa 16 docentes de licenciatura que responderam a um questionário enviado via e-mail. As respostas foram tabuladas e analisadas a fim de se atingir o objetivo proposto. Por meio desta pesquisa, identificou-se a importância dada pelos docentes à relação estabelecida com o discente, porém, alguns não objetivam superar as barreiras existentes no processo educacional que possibilitem uma afetividade positiva.

+ - INTERAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA. Qual importância na formação escolar das crianças nos anos finais do Ensino Fundamental II?

Autor: Hugo Ricardo Conceição Eloy

O presente trabalho aborda a importância da interação Escola-Família no processo pedagógico para uma educação de qualidade dos pré-adolescentes do Ensino Fundamental II. Apresenta ainda como os profissionais da educação estão abordando e como poderiam abordar esse tema, para que a essa interação seja realmente de qualidade. O presente trabalho faz uma abordagem histórica, para melhor entender as 1 Formando em pedagogia pelo Instituto Wallon, possuidor de Licenciatura em Biologia pela Unimonte; pós-graduação em Astrofísica pela USP; pós-graduação em psicopedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco extensões em Microbiologia e DNA no Instituto Butantã. mudanças ocorridas na família brasileira a partir do final dos anos 1980 e como essas mudanças ajudaram no afastamento entre Escola e Família.

+ - PERSPECTIVAS PARA O PLANEJAMENTO DE ESCRITA

Autora: Jeyza Andrade de Medeiros

Neste trabalho, temos por tema o estudo do planejamento de escrita e estabelecemos como pergunta: de que forma o planejamento de escrita orienta a estrutura textual? Para tanto, tomamos por base os fundamentos teóricos de Van Dijk (2011); Koch e Elias (2012); Marquesi, Elias e Cabral (2017). Respaldados nesses estudos, apresentamos a relação entre o processo de produção escrita, os estudos sobre a estrutura temática e o conceito de plano de texto, o que nos permite apresentar algumas reflexões em torno da organização estrutural do texto, que possam auxiliar no planejamento da escrita. Consideramos o processo de produção escrita, conforme definem Koch e Elias (2012, p. 36), como um trabalho no qual o sujeito tem algo a dizer e o faz sempre em relação a um outro com um certo propósito. A concepção proposta pelas autoras vai ao encontro dos estudos de Marquesi, Elias e Cabral (2017, p. 14), para quem o texto é “uma construção organizada de forma estrutural, cuja finalidade é cumprir propósitos comunicativos”. Nesse sentido, evidenciamos a complexidade da atividade de escrita, que exige do produtor a mobilização de conhecimentos e estratégias necessárias para cumprir a finalidade comunicativa, numa relação de interação entre escritor-leitor. Propomos, portanto, reflexões sobre a necessidade do sujeito escritor elaborar um planejamento da escrita levando em consideração para quem irá escrever, com que finalidade, quais ideias irá desenvolver em cada parte do texto, constituindo um projeto de dizer que deve ser cumprido ao final da escrita.

+ - O USO DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: ESTÍMULO À LEITURA E À FORMAÇÃO CRÍTICA

Autora: Lilian Moura Toyota

Esta pesquisa objetiva discutir a relação das novas tecnologias com a leitura no processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa, a partir do uso dos Dispositivos Móveis, dinamizando a aula, levando o aluno a adquirir o hábito da leitura e interação e, consequentemente, desenvolvendo a habilidade leitora. A nova Geração de Jovens/Adolescentes encontra-se “conectada” na Rede/Internet, assim como conhecem e dominam os diferentes dispositivos oferecidos pelas novas tecnologias. Em contrapartida, a escola e a sociedade, muitas vezes, afirmam que esse movimento entre os jovens é uma forma de alienação em relação aos conteúdos tradicionais. Segundo a UNESCO (2014), as tecnologias móveis podem ampliar e enriquecer oportunidades educacionais para estudantes em diversos ambientes. Para esse estudo, foram realizadas entrevistas com questões abertas com professores da rede pública do Governo do Estado de São Paulo, da cidade de São Paulo, observando quais as metodologias adotadas pelos professores frente à nova realidade e, em especial quanto ao uso dos Dispositivos Móveis nas aulas de Língua Portuguesa para o trabalho com a leitura.

+ - FAKE NEWS E ENSINO: O TRABALHO DO PROFESSOR DE ENSINO BÁSICO NO COMBATE À NOTÍCIA FALSA

Autora: Losana Hada de Oliveira Prado

A formação do professor perpassa vários segmentos da sociedade, não só o acadêmico, trata-se de um processo contínuo. Se aconteceu um atentado na Europa, se houve um terremoto com milhares de vítimas na Ásia, se uma epidemia está nas páginas dos jornais e nas mídias, o professor se vê na obrigação de conversar com seus alunos sobre o que foi noticiado, uma vez que tem a responsabilidade de formar cidadãos críticos e autônomos, enquanto que a escola é lugar e espaço de discussão acerca do que acontece na sociedade como um todo. Dessa forma, o presente trabalho analisa como o fenômeno das fake news está sendo tratado nas escolas, de forma a propiciar um alerta e cuidado sobre a disseminação de notícias falsas que veiculam, principalmente, pela internet. Analisamos duas reportagens que abordam a questão das fake news, publicadas no jornal impresso e on-line, em que colégios discutem o tema e ensinam como os alunos devem questionar conteúdos veiculados nas redes sociais. Segundo Paulo Freire (1991: 80), em relação à atualização de professores, o pedagogo afirmava que “... a formação do educador deve instrumentalizá-lo para que ele crie e recrie a sua prática através da reflexão sobre o seu cotidiano” e que o aluno precisa ser o protagonista de seu processo de aprendizagem.

+ - ENSINO DE EVOLUÇÃO: UMA SEQUÊNCIA DE AULAS NO PIBID

Autores: Maiara Hubner de Melo, Tamires Gabrielle Ribeiro, Lucas Munhoz Cabral e Magda Medhat Pechliye

O ensino de evolução, embora seja indispensável ao entendimento de uma série de conceitos biológicos, sofre com uma educação usualmente transmissiva, rasa e errônea. Assim, integrantes do PIBID (Programa institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) elaboraram uma sequência de cinco aulas sobre evolução com foco na diferenciação de seu sentido biológico àquele empregado no cotidiano, baseando-se na desconstrução de conceitos ligados ao senso comum por meio da participação ativa e da expressão oral dos discentes. O presente trabalho se propõe a analisar tal sequência. De modo geral, parte das concepções iniciais dos estudantes apresentavam a evolução no cotidiano como qualquer melhoria na vida humana, e evolução biológica como mudanças físicas e fisiológicas de seres vivos, fortemente associadas ao sentido de progresso. Desta forma, o reconhecimento das problemáticas ao ensino de evolução pode servir como base para distintas ações pedagógicas. Estas, no contexto da partição ativa dos discentes na sua aprendizagem, possibilitam o acompanhamento das suas capacidades explicativas. Por fim, ressaltamos o papel do PIBID como um programa que integra a prática educativa com as concepções pedagógicas, viabilizando a reflexão a respeito das suas possibilidades e efeitos.

+ - ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A IMPORTÂNCIA DAS INTERAÇÕES SOCIAIS EM SALA DE AULA

Autores: Maria de Fátima Ramos de Andrade, Tatiana Cossia e Vinicius Carvalhaes

Este artigo tem por finalidade abordar o ensino de língua portuguesa - a escrita, a leitura e a gramática - dentro de uma concepção de linguagem como mediação e como um processo de ação que é social. A discussão proposta no texto faz parte de uma pesquisa realizada em duas escolas públicas localizadas no Estado de São Paulo que teve como objetivo principal analisar a importância das interações sociais em sala de aula.

+ - STEM, STEAM, MAKER… O QUE ESSES NOVOS CONCEITOS TÊM DE ANTIGOS?

Autor: Michael Hafran Filardi

Os termos importados para a Educação nacional, tais como STEAM Education e Maker Education trazem muito mais sentido por trás de si mesmos, que o simples fato de serem um conjunto de técnicas e metodologias que estão emplacando em um Estados Unidos carente de mão de obra especializada nas áreas científicas, ou ainda preocupado com a queda no rendimento em avaliações internacionais. Essas abordagens são parte de movimentos culturais que vêm ganhando força na última década, ao subverter em cidadãos comuns o papel de meros consumidores passivos, para produtores ativos, que trabalham de forma coletiva e colaborativa. Em convergência, esse mesmo anseio permeia a Educação há quase um século, defendido por grandes pensadores e educadores mundiais, como Paulo Freire, Seymour Papert, John Dewey, Jean Piaget e Lev Vygotsky. Esse estudo visa a uma revisão da literatura narrativa, em prol de colaborar com a discussão sobre quanto dessas inovações em voga estão embebidas de conceitos estruturantes dos grandes pensadores da Educação, ao passo que analisa algumas vantagens e desvantagens da implantação dessas metodologias nas escolas.

+ - ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: O TRABALHO EM GRUPO EM DESTAQUE

Autores: Mousar Casanova e Maria de Fátima Ramos de Andrade

Metodologias de educação que estimulam a formação de grupos para trabalhos têm sido estratégias usadas por educadores como apoio no processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos. O trabalho em grupo propicia um ambiente potencial para estimular o pensamento crítico, o desenvolvimento de capacidades de interação, a troca de informações, a busca mútua na resolução de problemas. O objetivo do texto é apresentar um estudo bibliográfico sobre o tema “trabalho em grupo” no contexto escolar. Esse texto faz parte de uma pesquisa, em andamento, que pretende investigar os critérios utilizados pelo professor quando ele propõe o trabalho em grupo como estratégia de aprendizagem no ensino superior. A investigação, de caráter qualitativo, está estruturada em quatro etapas: estudo bibliográfico, já concluído, pesquisa de campo com aplicação de questionário e entrevistas com professores do ensino superior, em andamento, tratamento dos dados e das informações e, por último, conclusão referendada pela fundamentação teórica.

+ - OS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E OS NOVOS LETRAMENTOS

Autora: Nívea Eliane Farah

O tema desta apresentação é o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da produção textual para o desenvolvimento das competências leitora e escritora dos estudantes em aulas presenciais de Língua Portuguesa. Como os contextos virtuais geram novas situações comunicativas, é necessário pensar nos novos letramentos. O objetivo geral é desenvolver um estudo sobre a influência das novas tecnologias e a contribuição do uso delas. Será utilizada a concepção de Pedagogia do Digital, proposta pelo Grupo de Educação Linguística (GPEDULING) da PUC-SP. Optou-se pelo estudo de caso, como estratégia de pesquisa e intenciona-se verificar se o uso das tecnologias digitais pode facilitar a compreensão de leitura do texto e se o uso de materiais multimídia pode favorecer o ensino e a aprendizagem.

+ - A IMPORTÂNCIA DA REDAÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE BIOLOGIA

Autoras: Rosana Cristina Carreira, Adriana Pugliese e Claudia Ferreira Mendes Tavares

A formação docente é um processo contínuo que demanda tempo e pode ser prejudicada com a falta de leitura científica. Discutir o papel das atividades de TCC na prática docente e verificar as mudanças do formato de TCC no número de egressos de um curso de Pós-graduação lato sensu são os objetivos deste estudo. A análise contou com o número de egressos do curso Ensino de Biologia da Universidade Cruzeiro do Sul a partir do ano de 2016, com alteração do TCC de monografia para artigo científico, com dados obtidos do Blackboard. Com o formato do TCC em artigo científico, observou-se aumento significativo no número de egressos: de 28% para mais de 170% de concluintes. O mesmo ocorreu com o número de alunos em fase de orientação: de 56% para 182%. A elaboração do artigo científico permite a ampliação do conhecimento científico com a análise de literaturas especializadas e atuais. A leitura científica pode despertar nos licenciados egressos a vontade de ir além e colocar em prática a ciência.

+ - ACESSIBILIDADE EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM MOODLE NA PERSPECTIVA DA DEFICIÊNCIA VISUAL

Autoras: Soellyn Elene Bataliotti e Karin Gerlach Dietz

O objetivo deste estudo é analisar, na perspectiva da necessidade da deficiência visual, a acessibilidade de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle. As inclusões escolar, digital e social devem se fazer presentes em todas as situações, inclusive educacionais, não apenas no aspecto físico e arquitetônico, como também em acesso aos recursos tecnológicos. Esta pesquisa teve como cenário um AVA, voltado a estudantes de cursos a distância. Foram entrevistados, individualmente, dois estudantes, três tutores e um professor especialista. Pode-se notar que o ambiente virtual se apresenta acessível, apesar de o formato, a primeiro momento, não ter ficado claro para os usuários. Após correção, a acessibilidade foi oportunizada conforme a necessidade do estudante, permitindo a autonomia do acesso para a realização de atividades. Conclui-se que um ambiente que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual é uma inovação tecnológica social necessária no campo educacional.

+ - BASE NACIONAL: O USO DA DIVERSIDADE DE GÊNEROS TEXTUAIS NA FORMAÇÃO DE LEITORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS

Autora: Thays Fernandes Flor da Silva | Orientadora: Profa. Dra. Cátia Rodrigues

Juridicamente, todos os caminhos levaram à Base Nacional Comum Curricular - BNCC, que após intensos debates, teve sua versão final homologada pelo Ministério da Educação em dezembro de 2017. Com a finalidade de estabelecer objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, o documento reforça, em Língua Portuguesa, o uso da diversidade de gêneros textuais desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental – anos finais, para o aprendizado efetivo da competência em leitura. Entretanto, formar leitores requer um investimento significativo na construção de uma comunidade que compartilha seus textos, troca impressões acerca de obras lidas e constrói um percurso leitor próprio, inicialmente mediado pelo professor e, posteriormente, com autonomia. Partindo deste pressuposto, o presente trabalho tem o objetivo de mostrar a importância do uso da diversidade de gêneros textuais na formação de leitores da Educação Infantil até o Ensino Fundamental – anos finais, suas articulações de percurso em sala de aula e de que forma a BNCC articula essa proposta ao longo dessas etapas da educação. Para isso, a metodologia utilizada neste estudo consiste numa pesquisa qualitativa documental, que visa interpretar e compreender esses fenômenos sem requerer de estatísticas, mas por meio de fontes documentais, tendo como referência base a BNCC e uma estrutura sólida e coerente. Sob essa perspectiva, o estudo visa mostrar que o documento ao articular diversos gêneros textuais, contribuirá já no início da Educação Básica, por meio da manipulação e do contato com diversos textos, o desenvolvimento do gosto pela leitura e a inserção ao mundo letrado, oportunizará que o indivíduo se constitua como sujeito por meio de práticas sociais mediadas por linguagens diversificadas e tornará o percurso seguro para o aluno pela concretização da formação do cidadão, ademais será um aliado importante para o professor em sua prática cotidiana.

+ - CAMPANHAS DE PREVENÇÃO DE PARASITOSES COM A UTILIZAÇÃO DO POWTOON

Autoras: Valéria Leite Aranha, Elizabeth Aparecida Assis Brandão Danhão e Rita de Cássia Frenedozo

Este artigo apresenta uma pesquisa sobre a eficiência do Powtoon no processo de ensino e aprendizagem de Parasitologia, aplicada para 43 alunos do ensino superior, do curso de Medicina Veterinária. O objetivo dessa atividade foi o desenvolvimento de uma campanha social de saúde, saneamento básico e zoonose, para a conscientização e prevenção das principais parasitoses que acometem não só a população humana, mas também os animais domésticos. Para a elaboração da campanha sugerimos a ferramenta digital Powtoon para criação de vídeos com diferentes parasitoses baseadas nos seguintes critérios de avaliação: classificação e ciclo de vida do parasito, a patologia, a profilaxia e o tratamento da doença. Foram apresentados 08 vídeos com as seguintes temáticas: Giardiose, Esquistossomose, Leishmaniose, Toxoplasmose, Escabiose, Pulgas, Dirofilariose e Babesiose. Ao final da atividade os alunos responderam a um questionário sobre o quanto o Powtoon foi eficiente, motivador e auxiliou no ensino e aprendizagem de Parasitologia.


RELATOS DE EXPERIÊNCIA

+ - ENSINO DE FÍSICA DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL: DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO: REFLEXÕES E OLHARES

Autora: Verginia Aparecida de Araujo

Este texto tem como principal objetivo analisar o incentivo ao estudo de Ciências da Natureza (uma visão nas três áreas correlatas: Biologia, Física e Química) desde a Educação Infantil. Este é um olhar especial à BNCC e as diversas habilidades que se pretende trabalhar nos anos iniciais e como estas habilidades irão intervir no ensino de Física para o Ensino Médio. Este artigo faz parte de um conjunto de estudos que venho desenvolvendo tendo como tema principal o Ensino de Física. Nestes pensamentos, novas e velhas ideias se intercalam para exemplificar sobre o que quero conversar: o Ensino de Física desde a Educação Infantil e como as metas traçadas pela BNCC incentivam esta área, identificando no texto elementos pedagógicos, metodológicos e filosóficos que evidenciem as teorias de ensino e aprendizagem vigentes. O destaque fica por conta dos elementos da filosofia da ciência que se destacam no texto da BNCC, elementos estes que reconheço após um olhar fenomenológico do qual defendo como uma boa e possível linha de pensamento para o ensino de física desde as mais tenras idades.

+ - CONVERGÊNCIA DAS MIDIAS: USO DA TECNOLOGIA DIGITAL EM AULAS DE ALEMÃO

Autoras: Ms. Nora Machalous, Dra. Cláudia Coelho Hardagh

Este relato de experiência se origina na pesquisa realizada durante o mestrado na Universidade Presbiteriana Mackenzie no Programa de Pós-Graduação Educação, Arte e História da Cultura. A pesquisa qualitativa aplicada no Colégio Humboldt (São Paulo, SP) mostra o resultado de práticas pedagógicas diversificadas, nas aulas de alemão no Ensino Médio. Ao longo de dois anos, a pesquisadora e professora do grupo de alunos, sujeitos da pesquisa, planejou e acompanhou atividades pedagógicas, desenvolvidas com diferentes didáticas e mediadas por artefatos digitais e analógicos, voltadas ao estudo da língua e cultura alemã. O objetivo é analisar o trabalho com gêneros literários e sua releitura a partir de materiais produzidos pelos estudantes, tais como diários de leitura impressos, conteúdos para mídias digitais e artefatos, que provocam a convergência das mídias e a expansão da escola. A análise e interpretação dos materiais produzidos na pesquisa procuraram responder o problema sintetizado na seguinte questão: Será que as práticas pedagógicas mediadas por mídias em convergência podem expandir a escola e potencializar o aprendizado da língua e alemã? Os procedimentos metodológicos adotados contemplam o caráter qualitativo da pesquisa. Os fundamentos teóricos encontram-se no pensamento de educadores como Claudia Hardagh, Lucia Santaella e L.S. Vygotsky e A. Lemos, H. Jenkins e Pierre Levy cujas obras abordam temas e conceitos sobre as diferentes tecnologias e a convergência destas na proposta de escola expandida. O locos da pesquisa sobre tais questões é o Colégio Humboldt e seus sujeitos integram uma turma de 15 alunos, com os quais a pesquisadora conviveu no período de dois anos consecutivos, do 11º ano ao 12º ano. O contato ininterrupto possibilitou a realização de um trabalho que segue esta tendência, a de sair da sala de aula para compartilhar conhecimentos com outros grupos por meio das redes sociais criadas a partir das mídias digitais. As práticas pedagógicas aplicadas ocorreram no período de 2015 e 2016.

+ - PROFESSORES AUTORES E CRIATIVOS: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL

Autoras: Valéria Bussola Martins, Ana Karoline de Almeida Ferreira e Katy Rodrigues da Silva Bogacki

A formação docente vem à tona com uma frequência cada vez maior, pois diminui o número de jovens que escolhem exercer sua atividade profissional na área da educação. No início da formação, o graduando já enfrenta dificuldades. Quando tem de cumprir o estágio curricular supervisionado para receber a habilitação para ministrar aulas, o licenciando é desestimulado por muitos professores que atuam na Educação Básica que não os encorajam a entrar na profissão. Foi a partir desse contexto que surgiu este artigo que objetiva refletir sobre a formação inicial dos professores no Brasil. Para tanto, é descrita uma experiência ocorrida na disciplina Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, do curso de Letras, em uma instituição de Ensino Superior da cidade de São Paulo, que buscou formar educadores autores, criativos e confiantes de sua importância para a formação da sociedade da qual fazem parte.

+ - OS QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA E A EDUCAÇÃO DO SENSÍVEL

Autora: Ana Letícia Penedo

Uma reflexão sobre a necessidade, cada vez mais urgente, da brincadeira, da arte e da infância na vida da criança. Parte de um minucioso levantamento da visão do homem e sua relação com a natureza, como uma unidade composta pelos quatro elementos essenciais. A pesquisa aponta para a importância da construção de um trabalho de arte voltado para a Educação do Sensível, orientado por um fio condutor composto pelos elementos: água, fogo, ar e terra.

+ - PERCURSO DO PROJETO GENTILEZAS: INTERDISCIPLINARIDADE OU METODOLOGIA ATIVA?

Autores: VARELLA, A.M.R.S.V; SARDINHA, F.A. A; SILVA, J.P. UNIP- Universidade Paulista - São Paulo

Estamos vivendo momentos de solidão, de coração trancado, de mentes atropeladas por inúmeras notícias que não gostaríamos de ouvir. O que está acontecendo novamente com o homem? Estamos mais sofisticados em tecnologia, em comunicação geral, mas onde está ficando a importância plena do ser? Do saber ser? Do saber idealizar? Abraços, delicadezas, sensibilidade, gentilezas, em que planos estão? Estamos juntos e separados, que solidão conjunta? Cada um pensa em si, como sesair bem? Como ultrapassar ideias, mesmo revendo as mais antigas? Como perseverar? Exigir de nós mesmos a interação com nosso divino, nossa dimensão mais sublime, sem parecer em nossos discursos apenas processos de autoajuda? O homem precisa exercitar movimentos transformadores do pensar, do agir, do sentir. O que dizer de balas perdidas encontradas nos corpos de inocentes? Crianças fora da escola, por vontade ou por falta de comprometimento da educação do país? Que tempos..., pessoas disputam lugar para dormir não mais debaixo de pontes apenas, mas em calçadas, cantos, ruas, valas. Algo dentro de nós já apodreceu, que tristeza, onde ficou o olhar para o outro com compaixão, com generosidade, com caridade, com gentileza? Podemos pensar diferente, podemos fazer o diferente, podemos resgatar e incentivar a humanidade que há dentro de nós. Com pequenas ações poderemos tocar corações, ajudar na modificação de comportamentos. Trabalho incansável de quem se diz educador. E todos poderiam ser. Como lidar cientificamente com sentimentos e falar de amor, desenvolver pesquisas que incentivem os sentimentos primorosos de um ser humano? É possível? Em 2014, foi formado o INMTRA (Interdisciplinaridade: movimento e transformação? Núcleo de Estudos e Pesquisas) para repensar todos esses questionamentos. Para isso acontecer, propuseram pesquisas voltadas à palavra “gentileza”. Em 2015, foi desenvolvido o “projeto gentilezas”, com a intenção de espalhar com movimento e transformação algumas ações de que o mundo necessita. O objetivo dos pesquisadores-autores é narrar o percurso do “projeto gentilezas”, que se encontra na sua sexta fase: “semeadores de gentilezas na Educação” e refletir sobre pressupostos de base científica do projeto: a interdisciplinaridade e ou a metodologia ativa? O projeto teve início com a interligação dos saberes, pois os pesquisadores envolvidos são de diferentes áreas do conhecimento, porém quando o projeto foi aplicado, vivenciado na prática, mostrouse inovador e os resultados surgiram e renovaram seus atores. Os resultados de sua aplicação atingiu o íntimo de cada um dos envolvidos e ao interagir com outros seres, puderam conhecer outras histórias, ouvir outras pessoas e lidar com emoções. As ações envolveram pesquisadores e estudantes que se surpreenderam com todo o processo, possivelmente pela possibilidade de estimular emoções e gerar transformações, o que já tem sido explorado em estudos na área da neurociência. Os resultados demonstraram que o “projeto gentilezas” pode incentivar os envolvidos a fazer o diferente e ao compartilhar com outras pessoas e ou grupos, há a possibilidade do desenvolvimento da criatividade para criar situações geradoras de gentilezas na sociedade.

+ - EVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO: AS MUDANÇAS DA SALA DE AULA

Autores: Carlos Eduardo Ferreira da Silva e Juliana Babuja

Fazendo uma viagem no tempo com os filmes da trilogia “De volta para o Futuro” saímos do ano de 1985 (ano do lançamento da franquia), vivemos na educação os métodos utilizados na alfabetização era o sintético (também conhecido como silábicos os tradicionais) e analítico (que são aqueles que vão do todo para as partes). No filme, saímos do presente, que era a década de 80 e chegamos em 21 de outubro de 2015, muitas invenções apresentadas no filme colocadas na época como “previsões” hoje fazem parte do nosso dia-a-dia como videoconferências, cinema 3D, monitores de tela plana e acreditem, segundo a empresa Lexus Hoverboard já temos até o skate voador.Na educação hoje, mudamos nossa maneira de pensar e ensinar utilizamos hoje o método do construtivismo baseado nos estudos do suíço Jean Piaget, não podemos deixar de citar também a argentina Emília Ferreiro, que influenciou bastante também o construtivismo no Brasil. Um método também muito utilizado é o método freiriano desenvolvido por Paulo Freire, que utiliza as experiências da vida dos alunos que tem uma grande eficiência na educação de jovens e adultos. Trazendo para nossa sala de aula o método freiriano ela deve acompanhar as tendências de hoje, e nesse trabalho será apresentado alguns planos de aula voltado para a área de exatas e na área de humanas, essas atividades se obteve muito sucesso e apresenta bem essa mudança, e adaptação do docente, ao seu público.

+ - A LEITURA E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NUM PROJETO INTERDISCIPLINAR – UM DIÁLOGO POSSÍVEL

Autores: Cátia Rodrigues e Marcos Martins

O presente trabalho apresenta uma experiência prática realizada com os alunos ingressantes do curso de Pedagogia do Centro Universitário Ítalo Brasileiro, nas disciplinas de Oralidade e Escrita e Tecnologia da Informação. Por lecionar para as turmas ingressantes nos últimos anos, sempre constatamos um histórico de baixa leitura e pouco interesse pelo universo da leitura e da escrita, já que a maioria dos alunos, oriundos da escola pública, geralmente dos cursos de Educação de Jovens e Adultos, sempre revelaram o pouco contato com o universo da leitura por desinteresse ou falta de oportunidade. Diante desse cenário e consciente da importância da importância da leitura na formação dos futuros professores, foi oferecido um trabalho interdisciplinar, a partir da leitura do livro “Para educar crianças feministas – um manifesto “da escritora Chimamanda Nigozi Adichie, que foi utilizado na disciplina Oralidade e Escrita em diálogo com a disciplina da Tecnologia da Informática. O livro apresenta 15 sugestões sobre como educar “meninas” na sociedade do século XXI, com o objetivo de romper um ciclo de preconceito e intolerância. A partir da leitura do livro e das discussões em sala de aula, o universo de debates foi ampliado e oferecido o desafio de uma pesquisa a partir de um recorte definido pelos grupos sobre a realidade do universo feminino no Brasil e do impacto na vida das mulheres. De posse dessa pesquisa e das reflexões entre os grupos, cada um deveria montar um “blog” com a apresentação de suas pesquisas, bem como das reflexões de todo o processo. O trabalho revelou resultados surpreendentes, pois o interesse despertado pelo livro superou as expectativas, bem como demonstrou que a leitura precisa ser oferecida de forma constante, principalmente se considerarmos o pouco acesso que esses alunos vivenciaram ao longo de sua formação. Os relatos de experiências e as discussões foram extremamente ricos e consolidou um diferencial importante para esse grupo que acabou de chegar ao Ensino Superior.

+ - DESENVOLVIMENTO DE UMA ESTAÇÃO DE MONITORAMENTO DE POLUENTES

Autores: Célia Akiko Watanabe Arakaki, Henrique do Nascimento Silva, Reinaldo de Melo Ferreira e Tamara Mieko Fucase

O presente trabalho tem como tema central uma atividade prática, o desenvolvimento da estação de monitoramento de poluentes com alunos do ensino médio técnico de análises clínicas e informática.
O projeto foi elaborado em conjunto com professores das áreas de: Exatas, Biológicas e Informática, com o intuito de estimular os alunos a montar o equipamento, coletar dados e efetuar análises estatísticas com eles, além de estudar os efeitos nocivos dos agentes poluentes atmosféricos, promovendo assim cuidados relativos à saúde.
Para a estação de monitoramento foi utilizado plataforma gratuita Arduino e sensores, os alunos de informática montam o equipamento e elaboram um site e um aplicativo mobile para disponibilizar os dados coletados.
Com os dados em mãos, os alunos tanto de informática quanto de análises clínicas efetuam estudos estatísticos.
A pesquisa sobre as doenças relativas à poluição atmosférica é realizada pelos alunos de análises clínicas.

+ - DESIGN THINKING CRIAÇÃO DE UM MODELO CANVAS PARA PLANEJAMENTO ACADÊMICO ALIADO A FERRAMENTAS DE DESIGN THINKING

Autora: Cristiane Regina Ruiz

Na educação, os momentos em que os gestores da instituição e o corpo docente necessitam organizar ideias e planejar são diversos e acompanhados de inúmeras reuniões e discussões. Um momento específico e complexo que antecede o início do período letivo é o planejamento acadêmico onde os docentes e gestores tem como tarefa imprescindível construir um esboço do que se espera durante o decorrer das aulas do semestre. O coordenador de curso não deixa de ser um gerente de projetos pois necessita gerir o planejamento acadêmico e as pessoas nele envolvidas: docentes, discentes e instituição, sendo a comunicação e o gerenciamento das partes interessadas os maiores desafios atuais. Para inovar no planejamento acadêmico foi construído um modelo Canvas que se adequasse às necessidades institucionais e aos desafios de revitalização do plano de ensino aprendizagem e maior integração da equipe docente aliado a atividades que utilizaram a ferramenta Design Thinking para uma abordagem mais sistêmica na solução de problemas. As reuniões de planejamento tiveram início com o uso da técnica de Brainstorrming para estimular a geração de um grande número de ideias em um curto espaço de tempo. Em seguida, colocamos em prática o Workshop de Co criação utilizando o Canvas durante o processo. Este workshop é uma atividade em grupo com o objetivo de estimular a criatividade e a colaboração, fomentando a criação de soluções inovadoras. Nossa atividade pôde ser dividida em 3 passos. Os resultados obtidos demonstram que o ambiente mais motivador e criativo possibilitam apontar de forma mais ampla os aspectos das ideias criadas e refinadas, estimula a geração deum grande número de ideias em um curto espaço de tempo e auxilia a validar ideias reduzindo incertezas auxiliando a identificar quais das soluções pensadas fazem mais sentido para os participantes em relação ao desafio proposto.

+ - DESIGN THINKING NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS NA ÁREA DE FARMÁCIA: SOLUCIONANDO PROBLEMAS DO MUNDO REAL

Autoras: Cristina Sabino Lavorato Vieira e Julciane Rocha

O relato tem como objetivo descrever o processo de desenvolvimento de uma atividade didática embasada na abordagem do Design Thinking e analisar a percepção dos estudantes sobre a experiência vivida. Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes do curso Técnico em Farmácia de uma escola privada de ensino técnico de São Paulo - SP. Para a coleta de dados, foram utilizados a observação participante, um questionário com doze questões, sendo onze fechadas e uma aberta e os registros da professora. Na análise de dados, as respostas dadas pelos estudantes, de forma geral, demonstraram que a maioria se sentiu mais autônomo no processo de aprendizado, conectando teoria e prática, aprendendo com os demais colegas e confortável com a nova experiência. Um número expressivo deles gostaria de ter mais aulas nesse formato. Mas há um grupo de estudantes para o qual o processo não foi tão harmônico e simbiótico, fato que aprofundamos em nossas análises a respeito da necessidade de transformação de todos os envolvidos no processo educacional. Esse processo é que tem transformado a visão de ensinar da docente, estimulando cada vez mais a busca de novas práticas para inovar em sala de aula.

+ - UMA ABORDAGEM ALTERNATIVA PARA O ESTUDO DA VELOCIDADE MÉDIA E DA VELOCIDADE INSTANTÂNEA NO ENSINO FUNDAMENAL

Autor: Epifânio Galan

A cinemática é, histórica e conceitualmente, um dos tópicos mais importantes da Física, no entanto, na mesma proporção que professores a colocam como essencial para um bom desenvolvimento das principais ideias desta disciplina no Ensino Médio aumenta a cada dia a convicção de quão desmotivador é seu estudo, tanto para quem aprende como para quem ensina. Assim, encontrar abordagens alternativas que deem protagonismo e significado a este importante tópico é busca constante do nosso trabalho de professor. Num momento em que cada dia mais os materiais apostilados recheados de exercícios e, em sua grande parte, desconectados da realidade dos alunos, proponho, neste trabalho, uma abordagem alternativa para desenvolver os conceitos de velocidade média e velocidade instantânea, pautada, principalmente, na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e no ensino por investigação.

+ - OFICINA DE CINEMA – LUMIAR-SP (Cuiabinha Studios)

Autores: Francisley da Silva Dias Autor e F3T

Este relato de experiência se propõe a apresentar reflexões sobre parte da metodologia da escola Lumiar, tendo como base uma oficina de cinema para uma sala multisseriada com estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Essa oficina foi conduzida principalmente pela turma, no constante exercício da autonomia; o adulto responsável, chamado de Tutor, participou nas mediações entre impasses e avanços na criação de roteiros e registros. Além da metodologia, será apresentada uma produção realizada: um plano sequência para mostrar as dependências da escola.

+ - A FORÇA DA VOZ NARRATIVA NA SALA DE AULA

Autora: Helenice Schiavon

Realizado nas séries iniciais do Fundamental II em escola particular em São Paulo, o Projeto segue uma lógica inovadora de valorização da oralidade, criando cenários para a troca de narrativas, incentivando o diálogo com as normativas da Língua e desenvolvendo a escrita autoral.

+ - SISTEMA DE ATENDIMENTO VOCACIONAL AO ESTUDANTE – SAVE

Autores: Juvenal Antônio Cordeiro Filho, Giselle Tomazela Bueno e Luciana Santos

Nos limites de um mundo em transformações cada vez mais agudas, o compromisso com a formação educacional dos indivíduos e sua relação com a construção de uma sociedade mais justa, igualitária, em que haja espaço para o desabrochar de talentos, de um lado, e para a preservação da dignidade profissional e humana, de outro, se torna um desafio que ultrapassa os limites do currículo e obriga escola e professores a repensarem sua atuação e a repensarem formas de construir condições para o amadurecimento, capacitação e realização dos estudantes. É nesse bojo que o projeto ora apresentado se desenvolve, na busca pelo reencontro da humanidade de alunos e alunas, de suas angústias e medos, do seu desejo de se inserirem na sociedade e construírem suas próprias vidas.

+ - AUTORIA: POETAS COMENIANOS

Autora: Katia Melo

Apresento neste texto, um relato de experiência a partir de um projeto para ensino de poesia aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental Ciclo II da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Amos Comenius na cidade de São Paulo. O projeto aconteceu no 1º semestre de 2018 tendo em vista a constatação de que somente a leitura e análise de textos descontextualizados não são suficientes para a formação de jovens escritores. Fazendo-se necessário considerar o ato de escrita, reescrita, a produção de textos literários, enfim a autoria como forma de ensino-aprendizagem em sala de aula, tornando o aluno um sujeito-autor ativo do processo criativo. Como postura metodológica, durante todo o trabalho, considerei a diversidade, valores,cultura e pressupostos dos educandos. Como referencial teórico, adotei autores como Elisa Guimarães (2010), Irandé Antunes (2009), Luiz Antônio Marcuschi (2008), Josette Jolibert (1994).

+ - A EDUCAÇÃO DIALÓGICA DE FREIRE E O USO DAS TICS NO ENSINO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autoras: Lidiane Rodrigues Christovam e Lara Ferreira do Vale

O ensino da Matemática sempre foi tema de discussão no ambiente escolar e nos bancos universitários, local em que se formam os docentes que ministram tal disciplina. Além disso, frequentemente, esse componente curricular é visto como um dos que mais gera dúvidas nos alunos da Educação Básica e do Ensino Superior. Foi a partir desta perspectiva que surgiu a ideia geradora desta pesquisa. Objetivou-se, dessa forma, investigar por que tantos alunos apresentam dificuldades ao longo do processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Para tanto, investigou-se o tipo de discurso que os educadores utilizam em suas aulas, bem como suas estratégias de ensino. Produziu-se, também, um breve histórico sobre o ensino da Matemática no Brasil e sobre o processo de formação dos professores dessa área. Por fim, há um relato de experiência, pautado nos pressupostos teóricos da educação dialógica de Freire e no uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) - entre elas o Facebook -, que buscou propor uma maior aproximação entre educadores e educandos para que tanto o discurso professoral quanto a prática didáticometodológica conseguissem maior êxito ao longo do processo de ensinoaprendizagem.

+ - UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA VIA FACEBOOK®

Autores: Luis Fábio Dimov, Luiz Fonseca dos Santos Junior, Mariana Santos Brito, Patrícia Nascimento Marques, Patrícia Nikitin Marcondes e Magda Medhat Pechliye

A formação inicial docente muitas vezes não é capaz de preparar os profissionais para o que encontrarão em sala de aula e assim, surgem cursos de formação continuada que tem como intuito suprir essa defasagem, garantindo a melhoria do ensino brasileiro. Para atender a um grupo de professores com diferentes tempos de docência, construiuse um espaço de formação continuada em um grupo privado da rede social Facebook®. Esse espaço busca atender a problemáticas trazidas pelos professores, fortalecendo sua identidade docente e garantindo que eles sejam participantes do processo formativo. Para o presente relato foram analisadas as expectativas inicias dos cursistas. Pode-se perceber que esses buscam principalmente a troca e reflexão de experiências; a melhoria da prática docente; a troca de materiais teóricos; e a definição de prazos e avaliações. Essas expectativas poderão ser atendidas ao longo do curso devido ao seu caráter contínuo e de criação colaborativa.

+ - MORFOLÂNDIA: UM CAMINHO LÚDICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENS. FUNDAMENTAL II

Autora: Palloma dos Santos de Jesus

Com o decorrer da prática docente, nota-se que cada vez mais os alunos perderam o interesse na escola, principalmente em aulas que são consideradas muito tradicionais. Tendo em vista que o papel do educador é mediar o processo de ensinoaprendizagem, uma das tarefas do professor é buscar outros mecanismos para deixar as aulas mais dinâmicas, o que é possível ser alcançado também por meio de jogos. Foi a partir da realidade escolar que esta pesquisa objetivou criar uma proposta didático-metodológica lúdica para as aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II, tendo como ponto de partida a constante dificuldade dos alunos em relação ao aprendizado da língua materna, mais precisamente sobre morfologia.

+ - O USO DO PORTFÓLIO E DO BLOG COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETO VOLTADO À APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

Autora: Rebeca Piumbato Chaparro

Os alunos do 2º ano de Ensino Médio apresentam muita dificuldade na aprendizagem do conteúdo de Eletroquímica, abordado na disciplina de Química, por ser este um tópico mais complexo e que envolve o conhecimento de outras habilidades e conteúdos da disciplina. Desse modo, este trabalho teve o objetivo de analisar como a pedagogia de projetos pode auxiliar esse aprendizado. Desenvolveu-se o trabalho intitulado “Projeto Lixo Eletrônico: De onde vem? Para onde vai? E eu com isso? ”, o qual usou o portfólio e o blog como recursos educacionais. A pesquisa direcionada, a elaboração e registro dos conteúdos pesquisados, a apresentação e discussão das atividades realizadas foram explorados. O projeto foi avaliado positivamente pois permitiu que a aprendizagem ocorresse de maneira significativa e contextualizada, observando-se o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e também da conscientização dos estudantes em relação aos recursos naturais e o desenvolvimento de postura cidadã.

+ - O USO DO INSTAGRAM NAS AULAS DE ESPANHOL - As redes sociais e sua influência positiva na sistematização do conhecimento nas aulas de Língua Espanhola

Autora: Renata Fevereiro Berenguer

O Trabalho tem como objetivo descrever uma atividade prática de sala de aula que propõe ao aluno um uso diferenciado da tecnologia e das redes sociais, pensadas como ferramentas didáticas no processo de ensino e aprendizagem

+ - LEITURA QUE ENCANTA... ENCANTA LEITURA!!

Autora: Roberta Cristina Carreira

O presente projeto visa fomentar a prática da leitura em sala de aula, através de algumas estratégias utilizadas por mim e observadas ao longo do magistério. Problematizar a leitura hoje em dia é como observar um rinoceronte no meio na sala de aula e não saber o que fazer com ele, ou ainda fingir que ele não está ali. É preciso encantar nossos alunos. Fazê-los viajar pela imaginação. Serem pessoas críticas e com bons argumentos. É preciso ressignificar o cheiro do livro. Advogo ainda em que nossos professores precisam se apropriar da leitura como hábito prazeroso e enriquecedor. O país necessita de professores leitores, que saibam conduzir a leitura de diversos escritos aos nossos alunos. Inserir os alunos no mundo da leitura é nosso papel enquanto educadores. Precisamos levar nossos meninos à verdadeira transformação social por meio da educação. A leitura liberta, contradiz, informa, interessa e cria seres humanos aptos a fazerem boas escolhas e resolver problemas de modo diferente.

+ - A APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM CURSOS HÍBRIDOS NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Autora: Thuinie Medeiros Vilela Daros

Diante da necessidade de qualificar os processos de ensino-aprendizagem a Unicesumar concebeu um modelo educacional que integra o ensino híbrido e as metodologias ativas, trazendo uma experiência inovadora por meio da utilização de novas tecnologias em cursos de graduação ofertados na modalidade de educação à distância. A aplicação da metodologia diferenciada iniciou-se em 2018, em 39 polos de diversas localidades do Brasil, mais especificamente em cursos das áreas de Engenharias. Essa abordagem apresenta práticas que integram o ambiente online e presencial gerando maior engajamento dos estudantes por meio da oferta de experiências de aprendizagem que estejam ligadas as diferentes formas de aprender. Ainda que incipiente, os resultados de avaliação aplicadas nos estudantes apontam maior capacidade de retenção dos conhecimentos devido aos elementos de aprendizagem integrados com as experiências práticas e simuladas praticadas nos encontros presenciais.

+ - ENSINO HÍBRIDO NAS SALAS DE AULA DOS CURSOS DE JORNALISMO, LETRAS E PUBLICIDADE

Autora: Valéria Bussola Martins

Discute-se cada vez mais os cursos de graduação no Brasil, na medida em que é comum ouvir relatos de que, de forma geral, o universo do Ensino Superior encontra-se distante da realidade midiática e tecnológica dos alunos que, hoje, estão conectados muitas horas à internet. É a partir dessa realidade que surgiu o tema gerador deste estudo. O projeto aqui descrito buscou propor, a partir dessas queixas, que os alunos pudessem solucionar suas principais dúvidas nos primeiros semestres dos cursos de graduação,mas de um jeito diferente e acadêmico. Em função disso, foi solicitado que alunos dos cursos de Letras, Jornalismo e Publicidade buscassem em uma enciclopédia livre on-line suas dúvidas, lessem as páginas que tentavam solucioná-las e aprimorassem-nas, deixando-as ricas de informações para o público em geral e retirando possíveis informações incorretas. Trata-se, portanto, de um relato de experiência calcado no Ensino Híbrido.

+ - METODOLOGIAS ATIVAS: UMA PROPOSTA DE BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO

Autora: Vânia Fonseca Longhi Macarrão

Este relato apresenta um estudo de construção de conceitos relacionados à nutrição, em turma de 1º Ensino Médio de uma escola particular, em São Paulo. O objetivo da atividade foi verificar a apropriação conceitual a partir de procedimentos que valorizaram uma postura ativa e investigativa. A atividade envolveu: pesquisa individual; montagem de e-portfólio; troca de informações entre pares; análise dos portfólios por alunos de graduação em Nutrição; avaliação com uso de rubricas e objetiva; criação de um protótipo de produto alimentício industrializado. Os resultados obtidos, após a avaliação objetiva convencional, mostraram uma média total de acertos em torno de 63,5% e, ao responderem a um questionário manifestando suas impressões sobre a atividade, 74,2% dos alunos afirmam que essa forma de condução das aulas favorece a construção de conhecimentos, pois é motivadora e desafiadora, envolvendo-os em uma construção coletiva e colaborativa.

+ - APRENDIZAGEM ATIVA E SIGNIFICATIVA: O ENSINO DO PERÍODO MEDIEVAL COM O USO DO MINECRAFT

Autor: Victor Sobreira

Nas últimas décadas, o ensino de História, na Educação Básica passou por transformações. Da transmissão de fatos e da exaltação de heróis, a prática em sala de aula passou a ter como foco conceitos-chave da História. Contudo, essa mudança não garantiu que os alunos deixassem de ter uma relação mecanicista, isto é, de memorização, com o conteúdo de História e conseguissem de forma significativa relacionar os temas trabalhados em sala de aula com seus interesses pessoais. Diante dessa constatação, foi elaborado um projeto com o objetivo de aproximar um tema que não está presente no cotidiano de alunos do 7º ano, a importância dos mosteiros durante a Idade Média, com algo presente em seu cotidiano, o jogo, visando a construção de conceitos para além da memorização.
Organizado ao longo de um mês, o projeto constitui-se por etapas:contextualização; análise de uma fonte histórica (Plano de St. Gall); construção de um mosteiro modelo no Minecraft; gravação de um gameplay (vídeo) e visita ao mosteiro de São Bento, em São Paulo. Ao analisar a produção de cada um dos vídeos, foi possível identificar outras dimensões para além do simples domínio e aplicação conceitual de alguns termos, evidenciando a apropriação significativa dos conceitos trabalhados na proposta.

+ - INSTRUMENTOS DE PESQUISA PARA A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NA BEACON SCHOOL

Autoras: Profa. Dra. Zilda Kessel e Profa. Me. Maria Eduarda de Lima Menezes

Este trabalho tem como foco a construção do currículo de Tecnologia Educacional no contexto de uma escola de Ensino Fundamental, da rede privada da cidade de São Paulo. Tínhamos como desafio elaborar o conjunto de competências de uso de tecnologias digitais a ser desenvolvido pelos estudantes, em diálogo com a proposta curricular da escola. Reconhecendo o papel fundamental de educadores e de alunos na construção do currículo escolar, construímos instrumentos de pesquisa que dessem voz aos conhecimentos dos educadores acerca de seus alunos e das competências que deveriam construir em cada etapa da escolaridade. Também mapeamos as competências e as práticas dos alunos no uso de tecnologias digitais. O processo evidenciou a importância da pesquisa, no contexto escolar, para a compreensão dos atores e dos processos educativos. Mostrou, ainda, a função da pesquisa e da análise de dados para a construção de um currículo significativo e adequado a uma comunidade escolar específica.


PÔSTERES

+ - APLICAÇÃO DO PLACEBO NO ENSINO SUPERIOR

Autores: Mike Yoshio Hamasaki e Ana Paula Rodrigues Fialho

As instituições de ensino e os docentes não respondem mais às necessidades e expectativas dos estudantes atuais. Como o placebo tem sido utilizado pela medicina e envolvem o sistema de emoção e expectativa o objetivo do trabalho é avaliar essa técnica qualificando o desempenho e aprendizagem.

+ - SALA DE AULA INVERTIDA E DESENVOLVIMENTO DE VÍDEO NO ENSINO SUPERIOR

Autora: Danila Torres Leite

Práticas pedagógicas alternativas tem surgido priorizando a participação do aluno. Este trabalho descreve o desenvolvimento de vídeo educacional associado à Sala de Aula Invertida. O vídeo mostrou-se um bom recurso de aprendizagem ao permitir a integração de diferentes capacidades e inteligências.

+ - ABUSO SEXUAL NA INFÂNCIA: POSSIBILIDADES DE PREVENÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

Autoras: Érica de Souza Paixão e Profa. Dra. Maria de Fátima R. de Andrade

O tema abuso sexual sempre foi guardado no silêncio familiar. As transformações sociais e o avanço das políticas públicas trouxeram o assunto para diferentes âmbitos. O Brasil encontra-se liderando as primeiras posições no ranking mundial da exploração sexual infantil. Este trabalho pretende investigar o modo que as políticas públicas educacionais tratam do assunto abuso sexual infanto-juvenil. Como as escolas e os professores discutem essa temática? A intenção é verificar como é feita a prevenção e proteção da criança no contexto escolar.

+ - O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A INOVAÇÃO CURRICULAR

Autores: Mirian Nere Martins Zanotta, Darlan Daniel Marcelino de Campos Pereira, Fabiana Meireles de Oliveira, Fatima Ramalho Lefone e Ricardo Sampaio ZanottaResumo

Este artigo discute reflexões acerca da inovação curricular, como proposta para uma educação que vá ao encontro das necessidades atuais de ensino e aprendizagem. Aprofunda a importância de construir um currículo inovador e analisa como se dá a construção do conhecimento na prática educativa atual. Para tanto, essa inovação na educação só ocorrerá se os professores estiverem bem preparados e incorporarem as competências necessárias para ensinar nesse novo contexto assim como os princípios e diretrizes para uma educação na qual o aluno seja capaz de se perceber como protagonista do seu desenvolvimento pessoal e profissional.


INTERLÚDIO

+ - Virando a mesa: o processo de formação docente no séc. XXI

Autores: Márcia Azevedo Coelho, Mikiya Muramatsu, Suzana Sóos, Maria Helena Galucci, Rosamaria Cris Silvestre, Eline Dias Moreira e Álvaro Soares de Andrade

Debate sobre caminhos possíveis para a ação competente do Professor da Educação Básica no Século XXI, a partir de realidades e perspectivas diversas. Formam a mesa debatedora: Gestores, Professores e Aluno da Educação Básica e Licenciaturas das iniciativas pública e privada.