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30, 31 e 01 de Agosto/Setembro de 2018

Milenium centro de convenções

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Professores da rede privada de ensino, têm abono de falta no trabalho para participação no 6º Congresso do Sinpro-SP garantido na sua Convenção Coletiva.
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Professores da rede municipal de ensino, têm abono de falta no trabalho para participação no 7º Congresso do Sinpro-SP nos termos do Decreto n° 48.743/07.

ATIVIDADES DO 7º CONPE


[Mesa redonda]

"INOVAÇÃO, REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR E BNCC"


(Anna Penido)

O capítulo introdutório da Base Nacional Comum Curricular traz inovações que nos inspiram a pensar sobre o que os estudantes precisam aprender para se preparar para a vida no século XXI. Vamos conversar sobre a concepção de educação integral que tem como foco o desenvolvimento dos estudantes em todas as suas dimensões (intelectual, social, emocional, física e cultural). Também vamos explorar as Competências Gerais como oportunidade para promover conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que preparem as novas gerações para realizar o seu projeto de vida e contribuir para a construção de uma sociedade mais democrática, inclusiva, ética, justa e sustentável. E vamos entender como essas novas aprendizagens podem ser inseridas nos currículos e nas práticas pedagógicas das escolas.

(Helena Singer)

A inovação no campo social é sempre algo construído pelas pessoas, organizações e comunidades, a partir de sua experiência, com o objetivo de superar os desafios que enfrentam, sobretudo aqueles decorrentes dos grandes desafios contemporâneos – a desigualdade social, a fragilidade democrática e a degradação socioambiental.
A BNCC deveria ser um documento de favorecesse a inovação no campo educacional. A LDB tem este espírito e, por isso, garante a possibilidade de a escola se organizar da forma como for mais adequada para seu projeto político pedagógico. As Diretrizes Curriculares Nacionais avançam neste caminho, propondo a primazia da interdisciplinaridade e dos projetos. Mas, a BNCC veio romper com esta trajetória auspiciosa, tentando impor um único caminho a todas as escolas. Mas, sempre há caminhos para quem se dispõe a inovar e é sobre isso que vamos falar.



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