A tese de doutorado da psicóloga Jaqueline Kalmus, defendida no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP/USP), preocupou-se em conhecer e compreender o acesso e a presença de estudantes de baixa renda em universidades particulares de São Paulo.
Durante quase cinco anos, a pesquisadora acompanhou e retratou a trajetória de três estudantes de licenciatura e, a partir desse recorte específico, estabeleceu reflexões a respeito das condições de outros alunos em situação semelhante.
Entre as conclusões do trabalho, chamado Ilusão, resignação e resistência: marcas da inclusão marginal de estudantes das classes subalternas na rede de ensino superior privada, e orientado pela professora Maria Luisa Sandoval Schmidt, as que mais chamam a atenção são as razões das dificuldades encontradas por esses estudantes. Os obstáculos vão desde a percepção que a educação de base sempre foi deficitária até o esforço para arcar com os custos do estudo, passando pela necessidade de dar conta simultaneamente das atividades profissionais e das tarefas da faculdade.
O SINPRO-SP conversou com a autora da pesquisa, que também é professora de universidades particulares. Os melhores trechos da conversa, você pode ouvir aqui.