envie por email 

Cuidado também com cursos brasileiros

Cuidado também com cursos brasileiros
Embora seja o problema dos cursos estrangeiros seja o mais grave, não é o único. Há também os cursos brasileiros não certificados pela Capes, ou seja, inválidos também. Para estar de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e serem reconhecidos oficialmente pelo Ministério da Educação (MEC), os mestrados e doutorados passam por uma extensa e minuciosa avaliação. A primeira instância é realizada pela Capes, que observa se o programa tem um grupo de pesquisa consolidado na área, se há integração entre os saberes, se sua proposta é adequada aos parâmetros da área de concentração, se a infra-estrutura (laboratórios, bibliotecas, rede de computadores) é suficiente e, finalmente, se a qualificação do corpo docente é a ideal. Se for reprovado nessa etapa, o curso não alcança o reconhecimento, e é descredenciado.

A Capes ainda realiza, a cada três anos, um processo nacional de avaliação dos programas, conduzido por grupos de especialistas de cada área. Ao fim do processo, todas as instituições e cursos são analisados e classificados seguindo o seguinte parâmetro: as notas variando de 1 a 7. Os conceitos 3, 4 e 5 mostram que os cursos são regulares e bons, com inserção nacional; 6 e 7 são notas que qualificam os programas que têm padrão de excelência internacional. As notas 1 e 2 determinam o fechamento do curso. A última avaliação diz respeito ao triênio 2001/2004, e a próxima já começou a ser articulada e terá início em julho deste ano.

Somente observando esses dados (certificação da Capes e nota atribuída) é que o interessado em pós-graduação terá certeza de que seu diploma será válido. “O único antídoto, o único jeito de não comprar gato por lebre e garantir que seu diploma de mestrado ou doutorado não vá para o lixo é recorrer a cursos reconhecidos pela Capes”, conclui Renato Janine. Para obter mais informações, basta acessar o site da instituição: www.capes.gov.br. Lá também o visitante encontra a lista dos cursos certificados, as notas recebidas pelos programas e todas as atualizações necessárias para fazer uma escolha segura.

Leia também
Atenção na hora de escolher a pós-graduação


ver todas as anteriores
| 03.02.12
De onde viemos

| 11.11.11
As violências na escola

| 18.10.11
Mini-Web

| 30.09.11
Outras Brasílias

 

Atualize seus dados no SinproSP
Logo Twitter Logo SoundCloud Logo YouTube Logo Facebook
Plano de saúde para professores
Cadastre-se e fique por dentro de tudo o que acontece no SINPRO-SP.
 
Sindicato dos Professores de São Paulo
Rua Borges Lagoa, 208, Vila Clementino, São Paulo, SP – CEP 04038-000
Tel.: (11) 5080-5988 - Fax: (11) 5080-5985
Websindical - Sistema de recolhimentos