Anais do Congresso
Acesse a versão flipbook ou a versão em PDF.

A Educação tem passado nos últimos anos por um profundo e acelerado processo de transformações (currículos, abordagens, metodologias, ferramentas, tecnologias, espaços), com impactos cotidianos - e nem sempre positivos - sobre o trabalho desenvolvido nas salas de aula. Nesse ambiente multifacetado e desafiador, professores e professoras enfrentam pressões, dúvidas e dilemas cotidianos, que precisam ser compartilhados e debatidos, para que possam ser enfrentados coletivamente.

Não se pode abrir mão da escola como um espaço de conhecimento crítico e plural, que valoriza a Ciência e estimula permanentemente o olhar para a troca de experiências, a diversidade, a convivência, o respeito, a tolerância, os valores dos direitos humanos e da democracia.

É com a certeza de que essas transformações vividas pela Educação só podem fazer sentido se professoras e professores forem protagonistas desse universo, valorizados e respeitados por essa condição, que o SinproSP realiza a oitava edição do seu Congresso de Pesquisa em Educação. Evento historicamente já consolidado, o Congresso é mais uma iniciativa do Sindicato a abrir espaço para a escuta, a troca e a reflexão, fortalecendo e qualificando a categoria para sua atuação em sala de aula.

DEPOIMENTOS

Dos Coordenadores

O Congresso

A organização das atividades escolares vinha passando por profundas mudanças em diversas dimensões que foram de certa forma ampliadas pela pandemia COVID-19. A geometria da sala de aula deixa de oferecer possibilidade unidirecional de transferência de informação em sentido único. Ela se transforma em uma multiplicidade de espaços e tempos da sala de aula, colocando em discussão até mesmo a sincronia dos processos de ensino-aprendizagem. Estes, por sua vez, passam a ser percebidos em sua complexidade, desde sua base neuronal no cérebro do indivíduo até esferas sociais mais amplas, percebendo a dimensão coletiva e social da construção do conhecimento. As pedagogias artesanais passam a conviver com plataformas de alta tecnologia, e estas oferecem ampla gama de possibilidades, inclusive de grande acessibilidade e baixo custo. O congresso reunirá especialistas das mais diversas áreas em sintonia com os grandes desafios contemporâneos globais da educação.

Nelio Bizzo
(USP/UNIFESP/UFABC)

A tecnologia está impactando todas as dimensões da vida humana, onde a inteligência artificial, as máquinas que aprendem e o big data estão presentes no nosso cotidiano. Com a educação não é diferente, mas muito além da inserção da tecnologia na nossa prática pedagógica, é imprescindível que foquemos no desenvolvimento das características que nos torna humanos, como a criatividade, curiosidade e sociabilidade. Para tanto, se faz necessário que coloquemos os estudantes como protagonistas do seu processo de aprendizagem e da construção do seu caminho, abrindo espaço para perguntas sobre as quais ainda não temos respostas. Que sejamos educadores apaixonados e determinados a apoiá-los nesta jornada e que, juntos, possamos aprender as melhores metodologias e estratégias para alcançar este objetivo. É com esse propósito que este congresso reúne profissionais experientes nas suas áreas de atuação para compartilhar suas idéias. Sejam bem-vindos.

Solange Giardino
(Assessora de Tecnologia e Inovação na Santillana Brasil)