Trabalhos

OS TRABAHOS DEVEM SER ENCAMINHADOS NA FORMA DE RESUMOS EXPANDIDOS

Os resumos expandidos podem ser inscritos em 3 modalidades:

1. Comunicação Científica
2. Relato de experiências
3. Pôster

A entrega dos RESUMOS deve ser feita até o dia 05 de setembro de 2022, na área de inscrição no próprio site do Congresso. É preciso especificar a modalidade em que a proposta está sendo inscrita.

Todas as propostas serão submetidas à análise do Comitê Científico do Congresso, que poderá aprovar integralmente, solicitar modificações ou rejeitar. Uma vez aprovado, o projeto será incluído no programa-guia do evento.

Entregue a todos participantes do Congresso no credenciamento, o programa-guia traz um resumo das atividades, bem como os locais e horários das apresentações.

Quem pode apresentar resumos expandidos

A apresentação dos resumos, em qualquer modalidade, é facultada a professores, graduandos e pós-graduandos devidamente inscritos no Congresso. Propostas de estudantes devem ter um professor responsável.

O envio de resumos está condicionado à prévia inscrição ao Congresso do(s) autor(es). Na hipótese de haver dois ou mais autores, não será exigida a inscrição de quem não for apresentar o resumo. Os coautores podem optar por não participar do Congresso.

Cada proponente poderá inscrever apenas uma proposta de resumo como primeiro(a) autor(a). Resumos produzidos em coautoria deverão ser inscritos pelo primeiro autor, conforme indicado nos formulários on-line. Não há limite de participação em outros resumos como coautor.

Estrutura para apresentação

Seja qual for a modalidade, os resumos aprovados devem ser apresentados oralmente, com tempo limitado a 10 minutos e outros 5 minutos reservados para o debate.

As salas estão equipadas com computador, data show e conexão à internet. Sugerimos que os materiais a serem usados na apresentação sejam previamente testados no equipamento da sala.

Para a sessão de pôsteres, o Centro de Convenções dispõe de estrutura para que eles sejam afixados.

Normas de apresentação dos resumos expandidos
(clique em cada um dos tópicos para expandir o texto)

+ - Resumos expandidos de "Comunicação Científica", "Relatos de Experiência" ou "Pôster"

Página de rosto:

1. Inserir cabeçalho. (clique aqui para fazer o download)

2. Título: em negrito, centralizado na página, em caixa alta.

3. Autores: colocar o nome do primeiro autor, seguidos dos demais. Sublinhar o nome do(s) autor(es) responsável(eis) pela apresentação.

4. Modalidades: relato de experiência ou comunicação científica ou Pôster.

5. Resumo expandido e palavras chaves:

» O resumo deve ter de 4 a 6 páginas
» Devem ser escolhidas de 3 a 5 palavras chaves
» Os arquivos dos resumos expandidos deverão ser enviados em formato (.doc), (.docx) ou (.pdf), fonte Arial, corpo 12, com, no máximo, 6 páginas, incluindo aí a página de rosto.
Devem conter: objetivos, metodologia, esboço de fundamentação teórica e resultados obtidos.

+ - "Pôsteres"

Normas para envio ao Comitê Científico

Página de rosto:

1. Inserir cabeçalho. (clique aqui para fazer download)

2. Título: em negrito, centralizado na página, em caixa alta

3. Autores: colocar o nome do primeiro autor, seguidos dos demais. Sublinhar o nome do(s) autor(es) responsável(eis) pela apresentação.

4. Modalidades: Pôster

5. Resumo deve ter até 4 páginas. Palavras chaves, devem ser escolhidas de 3 a 5 palavras chaves

Normas para organização do conteúdo do pôster:

» O pôster deve medir 0,90m de largura e 1,20m de altura;

» É obrigatória a inserção do cabeçalho (clique aqui para fazer download)

» Título: deve ser idêntico ao título do resumo submetido;

» ilustrações: o pôster poderá conter fotos, imagens e gráficos;

» Outras informações que devem obrigatoriamente estar no canto inferior esquerdo, em fonte arial 11, do pôster:

a) Autores: devem ser os mesmos que constam do texto de envio ao Comitê Científico

b) Instituição de origem do(s) autor(es), cidade, estado e país

c) As informações devem expressar as ideias centrais do trabalho, priorizar imagens e devem estar organizadas de maneira a atrair a atenção, despertar o interesse e facilitar a compreensão da proposta. Os autores podem usar todos os recursos disponíveis que julgarem necessários.

» Fixação: os próprios autores são responsáveis pela instalação e pela retirada do Pôster e contarão com a ajuda de um profissional responsável pela sala.

Datas importantes

24/08 - Prazo final para o envio de trabalhos (Prazo prorrogado)
29/08 - Divulgação do aceite pelo Comitê Científico (Prazo prorrogado)
04/09 - Prazo para reenvio dos trabalhos já corrigidos, caso o Comitê Científico tenha solicitado modificações (Prazo prorrogado)

Eixos Temáticos

1. Metodologias para a aprendizagem, desafios
2. A Formação dos Professores e sua capacitação continuada
3. Gamificação, uma estratégia!
4. Cultura maker
5. Inteligência artificial
6. A inclusão e a tecnologia digital, no ensino básico e no ensino superior
7. Ensino Superior, presencial – EAD
8. A Cultura digital na integração curricular
9. Educação e Política Educacional

Anais do 8º Congresso de Pesquisa do Ensino

Serão publicados em DVD e enviados para a residência de cada participante do Congresso. Seu conteúdo reproduzirá os trabalhos originais enviados pelo(s) autor(es). Não haverá revisão editorial.