SINPRO-SP

Palestrante

Dario Fiorentini

Docente e pesquisador da FE/Unicamp (Departamento de Ensino e Práticas Culturais) - Área de Educação Matemática e de Formação de Professores. Licenciado em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (RS) e mestre em Matemática e doutor em Educação pela Unicamp com estágios pós-doutorais de curta duração nas Universidades de Lisboa e de Sevilha.
É fundador e coordenador dos grupos de Pesquisa: Prapem (Prática Pedagógica em Matemática); GEPFPM (Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores de matemática) e Grupo de Sábado (Grupo colaborativo que reúne professores que ensinam matemática na escola básica, futuros professores e professores/pesquisadores universitários).
Publicou e organizou 11 livros (a maioria em parceria com colegas) e mais de 70 trabalhos como capítulos de livros ou artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais com temáticas relacionadas à Educação Matemática, a Formação/Desenvolvimento Profissional de professores e saberes docentes e aos processos teórico-metodológicos de pesquisa no campo da educação, com destaque para a pesquisa colaborativa, pesquisa da própria prática, pesquisa narrativa e metapesquisa (Estado da Arte, meta-análise qualitativa, metassíntese e metapesquisação). Orientou, nessas temáticas, 12 dissertações de mestrado e 14 teses de Doutorado.
Dentre os livros publicados destacam-se:

• FIORENTINI, D. (org.) Formação de professores de Matemática: Explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado de Letras, 2003, 248 p.
• FIORENTINI, D.; NACARATO, A. M. (Org.) Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática. São Paulo: Musa Editora e GEPFPM-Prapem-FE/Unicamp, 2005.
• FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006, 226p.
• FIORENTINI, D.; CRISTOVÃO, E.M. (Org.) Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática. Campinas: Alinea Editora, 2006, 248p.
• FIORENTINI, D. & MIORIM, M. A. (Org.) Por trás da porta, que Matemática acontece? 2. ed. Campinas: Ílion, 2010, 256 p.
• FIORENTINI, D; GRANDO, R.C.; MISKULIN, R.G.S. (org.). Práticas de formação e de pesquisa de professores que ensinam matemática. Campinas: Mercado de Letras, 2009.
• BEDNARZ, Nadine; FIORENTINI, Dario; HUANG, Rongjin (Editors). International Approaches to Professional Development for Mathematics Teachers: Explorations of innovative approaches to the professional development of math teachers from around the world. Ottawa, Ca: University of Ottawa Press, 2011.

Foi membro da equipe de avaliação da CAPES – Área de Educação para avaliação de programas de pós-Graduação em Educação – triênio 2007 a 2009. Foi ou é assessor de projetos de pesquisa e de programas de formação docente no exterior (Argentina, Guatemala e Portugal). Atualmente é coordenador geral dos Programas de Pós-Graduação (mestrado/doutorado) da Faculdade de Educação da Unicamp. E-mail: dariofiore@terra.com.br.

Sindicato dos Professores de São Paulo
Rua Borges Lagoa, 208, Vila Clementino
São Paulo, SP | CEP 04038-000
(11) 5080-5988 - Fax: (11) 5080-5985
www.sinprosp.org.br