Dia 25/08 - Noite:
18hs - Credenciamento
AUDITÓRIO IPÊ
|  
             Sessão de Abertura  | 
           
             Prof. Luiz Antonio Barbagli – Presidente Sinpro-SP  | 
        
Dia 26/08 – Manhã:
9h às 12h – Mesas-Redondas
SALA AROEIRA
|  
             A contribuição da  | 
           
             Dr. Claudio Saiani – UFF  | 
        
SALÃO TÉRREO
|  
             Didática  | 
           
             Dr. Samuel Hazzan – FGV  | 
        
SALA JATOBÁ
|  
             Repensando  | 
           
             Dra. Edda Curi - UNICSUL  | 
        
ALMOÇO
Dia 26/08 – Tarde:
14h às 18h - Sessões de Comunicação e Relatos de Experiências
COMUNICAÇÕES – SALA AROEIRA
        Coordenador: Prof. Osvaldo Souza Santos
|  
             FORMAÇÃO DE PROFESSORES:  | 
           
             O PROCESSO DE REPRESENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: entre o vivido 
              e o concebido METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO 
              DE PROBLEMAS: opiniões e reflexões de (futuros) professores de Matemática REFLEXÕES INICIAIS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL E A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE  | 
        
|  
             FORMAÇÃO DE PROFESSORES:  | 
           
             ENREDANDO E TECENDO SABERES: narrativas etnomatemáticas UMA CONEXÃO ENTRE A LITERATURA E A MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA 
              (1985 – 2004)  | 
        
COMUNICAÇÕES – SALA JATOBÁ
        Coordenador: Prof. Ailton Fernandez
|  
             ESTUDOS DE  | 
           
             LÓGICA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: uma proposta para mobilizar 
              raciocínios UM ESTUDO A RESPEITO DE TRAJETÓRIAS HIPOTÉTICAS DE APRENDIZAGEM 
              SOBRE FUNÇÕES EXPONENCIAIS EM UMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA O ENSINO DA TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO: um levantamento sobre 
              a produção acadêmica no Banco de Teses da CAPES (1987 – 2009)  | 
        
|  
             ESTUDOS DE  | 
           
             MÉTODO DE MONTE CARLO: estudo de caso para subsídio em Medicina 
              Nuclear TRABALHANDO COM DEFINIÇÕES EM UM CURSO DE CÁLCULO: cuidados a serem 
              tomados pelo professor A GEOMETRIA ENRAIZADA NA OBRA: ponto de partida, ordenamento do 
              pensamento e criação  | 
        
|  
             TICs: O USO DE  | 
           
             O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO APOIO AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM 
              DE MATEMÁTICA A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES EDUCATIVOS NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM 
              DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL O SOFTWARE MYMATHLAB E O ENSINO DE CÁLCULO  | 
        
COMUNICAÇÕES – SALÃO TÉRREO
        Coordenador: Prof. J.S. Faro
|  
             FILOSOFIA E  | 
           
             MATEMÁTICA: escolhas e seleções de conhecimento. Um estudo na perspectiva 
              histórico-cultural ¿CAOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA? A HISTÓRIA DOS INCOMENSURÁVEIS: poderá desencadear uma aprendizagem 
              significativa? A HISTÓRIA DO CÁLCULO COMO RECURSO DIDÁTICO NOS CURSOS DE LICENCIATURA 
              EM MATEMÁTICA  | 
        
|  
             REFLEXÕES E  | 
           
             PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENVOLVENDO O RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO DESDE 
              OS ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL INVESTIGANDO GEOMETRIA: processos e desafios de profissionais da 
              Educação Infantil GEOMETRIA PLANA: a importância do jogo Tangram no ensino da Matemática 
              como material lúdico A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: reflexões e desafios  | 
        
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS - AUDITÓRIO 
        IMBUIA
        Coordenador: Prof. Walter Augusto de Moraes
|  
             ESTRATÉGIAS  | 
           
             APRENDER MATEMÁTICA ATRAVÉS DA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS O RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO COM O USO DOS BLOCOS LÓGICOS MATEMÁTICA: buscando caminhos para o ensino PERFIL MATEMÁTICO  | 
        
|  
             TICs NO ENSINO  | 
           
             A UTILIZAÇÃO DAS TICs NO ENSINO DA MATEMÁTICA RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO: o software Geogebra 
              e a construção do conceito das relações seno, cosseno e tangente FUNÇÕES POLINOMIAIS DO SEGUNDO GRAU MEDIADOS PELO SOFTWARE GEOGEBRA 
              NA PERSPECTIVA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA FUNÇÕES QUADRÁTICAS: um estudo investigativo através do Winplot  | 
        
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS - SALA JACARANDÁ
        Coordenador: Prof. Jurandir Alves da Silva
|  
             MATEMÁTICA:  | 
           
             COMPRIMENTO MÁXIMO ESPERADO PARA AS CADEIAS DE CARAS A ESCRITA NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA : instrumentos 
              usuais de reflexão sobre a prática pedagógica A LUDICIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL MATEMÁTICA E LITERATURA INFANTIL: uma nova e possível abordagem POVOADO DE BRAZ PIRES (MG): subsídios para aula de história da 
              matemática na época da colonização brasileira  | 
        
|  
             METODOLOGIAS  | 
           
            TRATAMENTO VETORIAL DA GEOMETRIA ANALÍTICA PLANA » Elisabete Terezinha Guerato (134), Luiz Gonzaga Xavier de Barros A UTILIZAÇÃO DO MODELO DE QUADRO TEÓRICO DE BERNARD PARSYSZ PARA O CÁLCULO DA ÁREA TOTAL DO PRISMA » Léa Paz da Silva Feliciano (177) CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DE DERIVADAS » Jair Pereira dos Santos (180) CONSTRUINDO CONCEITOS TRIGONOMÉTRICOS ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS » Fabiano dos Santos Souza, Isabela Cristina da Silveira e Silva (181), Leiliane da Silva Coutinho Ramos, Luciano dos Santos Rangel (182)  | 
        
Dia 27/08 – Manhã:
9h às 12h – Mesas-Redondas
SALA AROEIRA
|  
             Tecnologias  | 
           
             Me. Antonio J L Bigode – Abril 
              Educação  | 
        
SALÃO TÉRREO
|  
             A resolução de  | 
           
             Dra. Ruth Ribas Itacarambi - FOC  | 
        
SALA JATOBÁ
|  
             Formação e  | 
           
             Dra. Celia Maria Carolino 
              Pires – PUCSP  | 
        
12h30min às 13h - Sessão de encerramento