Por Elisa Marconi e Francisco Bicudo
A obrigatoriedade do ensino de Filosofia no ensino médio, definida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em julho de 2006, coloca uma discussão que ganhou força no início dos anos 1980 em outro patamar. Agora, com o desembarque oficial da disciplina às grades curriculares e ao cotidiano dos estudantes, é preciso definir quais poderão ser as contribuições da Filosofia para os alunos e de que forma se dará esse aprendizado. E, nesse sentido, preparar e qualificar o professor para dar conta desse novo desafio é uma tarefa fundamental – e urgente.
Trabalhando com essa premissa, os professores Sílvio Gallo, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Celso Favaretto, da Educação da Universidade de São Paulo (USP) e Renata Lima Aspis, que atua na rede privada, lançam, em evento que acontece no próximo dia 26 de abril, às 19h, na Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos, o DVD “Filosofia no Ensino Médio”. Composto por quatro blocos – dois teóricos e dois práticos -, o vídeo pretende auxiliar nessa tarefa de formação. “Partimos da premissa que trabalha o ensino de Filosofia como uma experiência filosófica”, afirma Gallo.
Em entrevista exclusiva ao site do SINPRO-SP, ele fala sobre a iniciativa e detalha o conteúdo do DVD, exemplifica como esse encontro crítico com a Filosofia deve se manifestar em sala de aula e admite as dificuldades de trabalhar com uma geração de estudantes para quem o exercício do pensamento é algo dispensável. “Eu costumo dizer que a Filosofia em certo sentido é uma forma de resistência a essa cultura da fragmentação, da velocidade, do consumo, pois ele exige rigor, tempo, paciência. Mas ela só estabelecerá essa resistência se permitirmos que o estudante trabalhe a experiência filosófica”. Os principais trechos da conversa você confere aqui.