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Educadora propõe o uso da MPB para ensinar História do Brasil

Por Elisa Marconi e Francisco Bicudo

Marli Oliveira de Carvalho gosta de se definir como “professora e pesquisadora da Música Popular Brasileira”. E foi unindo essas duas vertentes que a educadora, que leciona História do Brasil na rede oficial de ensino da capital paulista, criou, desenvolveu e vem aplicando um método bastante especial para ministrar suas aulas.

Ela lembra que a História pode ser ensinada por meio de distintas linguagens, fotos, cinema, vestuário, ciência e que usar esses recursos é uma maneira eficiente e interessante de dar significado aos conteúdos que precisam ser ensinados. Dentre todas essas possibilidades, não esconde sua preferência: apaixonada por música do Brasil desde muito pequena, escolheu as canções para cumprir esse papel pedagógico.

O método idealizado por Marli já não está mais restrito apenas às suas turmas - ela vem repassando, ensinando e motivando educadores a aplicar suas experiências. Para a especialista, os resultados são muito animadores, e vão da aprovação com notas altas de cerca de 40% dos seus alunos, até a conquista de uma menção honrosa no prêmio Paulo Freire de Educação, concedido pela Câmara Municipal de São Paulo, em setembro de 2006.

Marli conta, em entrevista, como concebeu suas estratégias didáticas e dá detalhes sobre como será o curso que vai dar para professores no SINPRO-SP, em agosto. Clique aqui para ler.

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Entrevista com a educadora Marli de Oliveira


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