Pierluigi de Piazzi fala sobre o ensino, a aprendizagem e a importância do estudo solitário
Elisa Marconi e Francisco Bicudo
“É hora de o professor dar uma volta de 180º, parar de olhar para a lousa e olhar para os alunos. O educador precisa aumentar o universo dele, ler muito, ser inteligente! Quanto aos alunos, se soubessem o quanto é importante estudar sozinho, depois da aula... A escola não acaba quando bate o sinal. Aí é que começa, na verdade”. Essas são algumas das opiniões de Pierluigi Piazzi sobre os atuais desafios vividos pela educação e a respeito da forma como os educadores devem enfrentar essa realidade tão complexa.
Formado em Física e Química, Piazzi já foi professor de Teoria Geral dos Sistemas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e atualmente apresenta o programa Plug Eldorado, na rádio Eldorado AM de São Paulo. Não bastasse isso, é também professor de física do Curso Pré-Vestibular Anglo e autor do livro sobre educação Aprendendo inteligência; em breve lançará mais dois: Estimulando inteligência e Ensinando Inteligência, todos publicados pela editora Aleph.
Este último, aliás, que chega às livrarias em setembro e é especialmente dedicado aos docentes, será também lançado em palestra que Piazzi ministrará no SINPRO-SP, no próximo dia 15 de outubro, como parte das comemorações do Dia do Professor. Será uma excelente oportunidade para que os educadores da rede privada de São Paulo possam compartilhar idéias com alguém que, apesar de todos os obstáculos e dificuldades, dos problemas acumulados e cada vez mais complicados, continua a acreditar na importância transformadora da educação, na sociedade que tem no professor a figura de um mestre, em um educador bem preparado para desenvolver suas tarefas, em professores que escolheram efetivamente a carreira docente e não só vêem nela um complemento de renda.
Um pouco desse otimismo você pode acompanhar na entrevista aqui, uma espécie de vôo panorâmico e de prévia de alguns dos debates que certamente serão aprofundados durante o evento de outubro.