envie por email 

Modernidade

Modernidade
Outra grande dificuldade em fazer a grafoanálise diz respeito à modernidade. Está cada vez mais raro encontrarmos trabalhos de alunos escritos de próprio punho. Em tempos de computador e internet, as lições vêm digitadas, cheias de recursos gráficos, figuras, imagens, cores, tamanhos e modelos digitais. Nada parecido com a tão conhecida letra cursiva. Faltam materiais para o professor analisar as massas gráficas. O grafólogo concorda com essa situação curiosa, mas afirma rindo que “sempre haverá uma prova com questões dissertativas, ditados, redações feitas em classe, ou, em última instância, o aluno tem que colocar o nominho lá em cima da prova, não tem?”, destacando que, por menor que seja o rabisco, lá também há material analisável.

André Liebl e Batia Sinenberg reafirmam e reforçam com muita ênfase que o professor não perderá seu papel, nem ganhará novas atribuições com a aquisição dos conhecimentos em grafoanálise. “Conquistará sim um instrumento barato e eficiente para melhor orientar os alunos”, conclui. O resultado? Um professor cheio de novos conhecimentos e habilidades para oferecer, capaz de compreender com mais detalhes possíveis dificuldades enfrentadas por seus estudantes.

Serviço:
Sinais de alarme na escrita de crianças e de adolescentes

Professor: Batia Sinenberg e Erwin André Leibl
Público-alvo: professores em geral
Desenvolver o conhecimento teórico e prático que permitirá ao educador perceber a existência de distúrbios na grafia de crianças e adolescentes, classificá-los e interpretá-los. Fornecer recursos para prevenir transtornos e orientar acompanhamentos através da observação dos cadernos e textos da prática diária.
Inscrições:
Sindicalizados: R$ 75,00
Não-sindicalizados: R$ 150,00
Datas: 9, 16, 23, 30 de junho e 7 de julho
quartas-feiras
das 19h às 22h
Carga horária: 15 horas
Batia é psicóloga e grafóloga, membro da Sociedade Brasileira de Grafologia, ampla experiência em clínica e avaliação psicológica. Erwin é formado em Administração de Empresas, membro da Sociedade Brasileira de Grafologia e professor de Grafologia.

Leia também
Estava escrito
Como agir


ver todas as anteriores
| 03.02.12
De onde viemos

| 11.11.11
As violências na escola

| 18.10.11
Mini-Web

| 30.09.11
Outras Brasílias

 

Atualize seus dados no SinproSP
Logo Twitter Logo SoundCloud Logo YouTube Logo Facebook
Plano de saúde para professores
Cadastre-se e fique por dentro de tudo o que acontece no SINPRO-SP.
 
Sindicato dos Professores de São Paulo
Rua Borges Lagoa, 208, Vila Clementino, São Paulo, SP – CEP 04038-000
Tel.: (11) 5080-5988 - Fax: (11) 5080-5985
Websindical - Sistema de recolhimentos