Modernidade
Outra grande dificuldade em fazer a grafoanálise diz respeito à modernidade. Está cada vez mais raro encontrarmos trabalhos de alunos escritos de próprio punho. Em tempos de computador e internet, as lições vêm digitadas, cheias de recursos gráficos, figuras, imagens, cores, tamanhos e modelos digitais. Nada parecido com a tão conhecida letra cursiva. Faltam materiais para o professor analisar as massas gráficas. O grafólogo concorda com essa situação curiosa, mas afirma rindo que “sempre haverá uma prova com questões dissertativas, ditados, redações feitas em classe, ou, em última instância, o aluno tem que colocar o nominho lá em cima da prova, não tem?”, destacando que, por menor que seja o rabisco, lá também há material analisável.
André Liebl e Batia Sinenberg reafirmam e reforçam com muita ênfase que o professor não perderá seu papel, nem ganhará novas atribuições com a aquisição dos conhecimentos em grafoanálise. “Conquistará sim um instrumento barato e eficiente para melhor orientar os alunos”, conclui. O resultado? Um professor cheio de novos conhecimentos e habilidades para oferecer, capaz de compreender com mais detalhes possíveis dificuldades enfrentadas por seus estudantes.
Serviço:
Sinais de alarme na escrita de crianças e de adolescentes
Professor: Batia Sinenberg e Erwin André Leibl
Público-alvo: professores em geral
Desenvolver o conhecimento teórico e prático que permitirá ao educador perceber a existência de distúrbios na grafia de crianças e adolescentes, classificá-los e interpretá-los. Fornecer recursos para prevenir transtornos e orientar acompanhamentos através da observação dos cadernos e textos da prática diária.
Inscrições:
Sindicalizados: R$ 75,00
Não-sindicalizados: R$ 150,00
Datas: 9, 16, 23, 30 de junho e 7 de julho
quartas-feiras
das 19h às 22h
Carga horária: 15 horas
Batia é psicóloga e grafóloga, membro da Sociedade Brasileira de Grafologia, ampla experiência em clínica e avaliação psicológica. Erwin é formado em Administração de Empresas, membro da Sociedade Brasileira de Grafologia e professor de Grafologia.