Congresso Programação Informações Inscrições Chamada de Trabalhos Comissões
Informações

Perspectivas e Desafios Atuais à Formação e ao Desenvolvimento Profissional de Professores no Brasil

Dr. Dario Fiorentini

Pretendo, inicialmente, contrapor dois modelos de formação e capacitação de professores que têm sido enfatizados pelas políticas públicas e pelas instituições ou centros responsabilizados pela formação docente no Brasil. Essa contraposição consiste em uma análise das possibilidades e limites ou fracassos desses modelos – tanto no ensino presencial quando no EaD – face às demandas sociais atuais e aos desafios/problemas da escola atual. A partir dessa análise, destacarei, com base em nossa experiência como formador e pesquisador acerca da formação de professores de matemática, algumas experiências exitosas de formação e desenvolvimento profissional de professores de matemática sob uma perspectiva emancipatória e que envolve práticas colaborativas entre formadores de professores e professores da escola básica e desenvolvimento de projetos de pesquisa-ação conjuntos sobre a prática de ensinar e aprender matemática em diferentes contextos escolares. Essa concepção de formação continuada de professores, mediante constituição de comunidades reflexivas e investigativas sobre a prática de ensinar e aprender nas escolas, tem como ponto de partida e de chegada os problemas e demandas dos professores da escola básica, tendo como mediação a pesquisa e as teorias ou contribuições das pesquisas acadêmicas que ajudam a compreender e a enfrentar desses problemas.

Mini-currículo do Dr. Dario Fiorentini