Congresso Programação Informações Inscrições Chamada de Trabalhos Comissões
Programação

Dia 25/08 - Noite:

18hs - Credenciamento

AUDITÓRIO IPÊ

Sessão de Abertura
19hs

Mesa Redonda
Os desafios e
perspectivas do ensino
da matemática

19h30min às 21h30min

Prof. Luiz Antonio Barbagli – Presidente Sinpro-SP



Dr. Gerard Vergnaud – Paris V
Dr. Nilson José Machado – USP
Coordenadora: Dra. Tania Maria Mendonça Campos – UNIBAN

Dia 26/08 – Manhã:

9h às 12h – Mesas-Redondas

SALA AROEIRA

A contribuição da
pesquisa na prática
da sala de aula

Dr. Claudio Saiani – UFF
Dra. Maria Cristina Gramani – INSPER
Dra. Lulu Healy – UNIBAN
Coordenação: Prof. Celso Napolitano

SALÃO TÉRREO

Didática
da
matemática

Dr. Samuel Hazzan – FGV
Dra. Sonia Barbosa Camargo Igliori – PUC/SP
Coordenação: Prof. Luiz Muryllo Mantovani

SALA JATOBÁ

Repensando
a
avaliação

Dra. Edda Curi - UNICSUL
Dra. Ana Maria Porto Castanheira – UPM
Dr. Marcos Roberto Celestino – ENIAC
Coordenação: Prof. Dorival Bonora Júnior

ALMOÇO

Dia 26/08 – Tarde:

14h às 18h - Sessões de Comunicação e Relatos de Experiências

COMUNICAÇÕES – SALA AROEIRA
Coordenador: Prof. Osvaldo Souza Santos

FORMAÇÃO DE PROFESSORES:



Reflexões Metodológicas



14h00 – 16h00

O PROCESSO DE REPRESENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: entre o vivido e o concebido
» Afonso Martins Andrade (66)

METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: opiniões e reflexões de (futuros) professores de Matemática
» Manoel dos Santos Costa (74), Norma Suely Gomes Allevato

REFLEXÕES INICIAIS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA
» Nara Amaral (173)

O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL E A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
» Mariana Campioni Morone Cardoso (184), Adriana Camejo da Silva

FORMAÇÃO DE PROFESSORES:



Narrativas



16h00 – 18h00

ENREDANDO E TECENDO SABERES: narrativas etnomatemáticas
» Paulo Sergio Pereira da Silva (13)

UMA CONEXÃO ENTRE A LITERATURA E A MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS
» Regiane Perea Carvalho (16), Maria da Conceição de Oliveira Malaspina

CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
» Maria Carolina C. C. Carneiro (93)

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA (1985 – 2004)
» Marcelo Garcia Simão (169)

COMUNICAÇÕES – SALA JATOBÁ
Coordenador: Prof. Ailton Fernandez

ESTUDOS DE
DIDÁTICA DA
MATEMÁTICA:


Ensino Médio


14h00 – 15h15

LÓGICA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: uma proposta para mobilizar raciocínios
» Raimundo de Souza Martins Neto (150)

UM ESTUDO A RESPEITO DE TRAJETÓRIAS HIPOTÉTICAS DE APRENDIZAGEM SOBRE FUNÇÕES EXPONENCIAIS EM UMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA
» Alexandra Garrote Angiolin (164)

O ENSINO DA TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO: um levantamento sobre a produção acadêmica no Banco de Teses da CAPES (1987 – 2009)
» Luciano André Carvalho Reis (185), Norma Suely Gomes Allevato

ESTUDOS DE
DIDÁTICA DA
MATEMÁTICA:


Ensino Superior


15h15 – 16h30

MÉTODO DE MONTE CARLO: estudo de caso para subsídio em Medicina Nuclear
» Edmir Ximenes (5)

TRABALHANDO COM DEFINIÇÕES EM UM CURSO DE CÁLCULO: cuidados a serem tomados pelo professor
» Gabriel Loureiro de Lima (55)

A GEOMETRIA ENRAIZADA NA OBRA: ponto de partida, ordenamento do pensamento e criação
» Cínthya Maria Rodrigues Álvares Isquierdo (111)

TICs: O USO DE
RECURSOS
TECNOLÓGICOS NA
EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA



16h30 – 18h00

O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO APOIO AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
» Klayton Aurélio de Oliveira (141), Rosilene Abreu Portella (131)

A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES EDUCATIVOS NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
» Eunice Barros Ferreira Bertoso (168), Vera Mires Lisboa Souza da Silva

O SOFTWARE MYMATHLAB E O ENSINO DE CÁLCULO
» Rosângela Maura Correia Bonici (174), Carlos Fernando de Araújo Júnior

COMUNICAÇÕES – SALÃO TÉRREO
Coordenador: Prof. J.S. Faro

FILOSOFIA E
HISTÓRIA DA
MATEMÁTICA



14h00 – 16h00

MATEMÁTICA: escolhas e seleções de conhecimento. Um estudo na perspectiva histórico-cultural
» Alexandre Souza de Oliveira (27)

¿CAOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA?
» José Carlos Fernandes Rodrigues (112)

A HISTÓRIA DOS INCOMENSURÁVEIS: poderá desencadear uma aprendizagem significativa?
» Eloiza Gomes (139), Katia Vigo Ingar (140)

A HISTÓRIA DO CÁLCULO COMO RECURSO DIDÁTICO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
» Joel da Silva Salvador (162)

REFLEXÕES E
DESAFIOS PARA AS
SÉRIES INICIAIS



16h00 – 18h00

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENVOLVENDO O RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO DESDE OS ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
» Paulo Jorge Magalhães Teixeira (86)

INVESTIGANDO GEOMETRIA: processos e desafios de profissionais da Educação Infantil
» Adriana Aparecida dos Santos Gomes (119)

GEOMETRIA PLANA: a importância do jogo Tangram no ensino da Matemática como material lúdico
» Sandra Regina da Silva Gangi (135), Ingrid da Silva Milléo

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: reflexões e desafios
» Simone Bueno (147), Mariza Antonia Machado de Lima, Tatiana Albieri Barbosa

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS - AUDITÓRIO IMBUIA
Coordenador: Prof. Walter Augusto de Moraes

ESTRATÉGIAS
DE
MOTIVAÇÃO



14h00 – 16h00

APRENDER MATEMÁTICA ATRAVÉS DA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Carla de Oliveira Afonso (76)

METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
» Dixier Carratti (79)

O RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO COM O USO DOS BLOCOS LÓGICOS
» Paulo Jorge Magalhães Teixeira (86)

MATEMÁTICA: buscando caminhos para o ensino
» Patricia Brasil (142), Suely de Fátima Ferreira (143), Rafael de Comi, Maria Carolina C.C. Carneiro

PERFIL MATEMÁTICO
» Mariana Gigante Barandier dos Santos (224), Raquel Nogueira Silva (225), Leiliane Coutinho Ramos, Luciana Miller, Luciana Santos Souza

TICs NO ENSINO
DA MATEMÁTICA



16h00 – 18h00

A UTILIZAÇÃO DAS TICs NO ENSINO DA MATEMÁTICA
» Silvia M. de Paula (148)

RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO: o software Geogebra e a construção do conceito das relações seno, cosseno e tangente
» Fabiano dos Santos Souza, Washington Rodrigues Jorge da Costa (161)

FUNÇÕES POLINOMIAIS DO SEGUNDO GRAU MEDIADOS PELO SOFTWARE GEOGEBRA NA PERSPECTIVA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA
» Izaias Cordeiro Néri (183)

FUNÇÕES QUADRÁTICAS: um estudo investigativo através do Winplot
» Conrado Robert (193), Danielle Ferreira da Cruz, Taciano Magela, Leiliane Coutinho Ramos, Vandete Freire de Souza

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS - SALA JACARANDÁ
Coordenador: Prof. Jurandir Alves da Silva

MATEMÁTICA:

REFLEXÃO, HISTÓRIA
E INOVAÇÃO


14h00 – 16h00

COMPRIMENTO MÁXIMO ESPERADO PARA AS CADEIAS DE CARAS
» Carlos José Borge (132)

A ESCRITA NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA : instrumentos usuais de reflexão sobre a prática pedagógica
» Maria do Carmo Costa Maciel (166), Domício Magalhães Maciel (167)

A LUDICIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
» Eunice Barros Ferreira Bertoso (168), Elizete Araújo da Silva Mota

MATEMÁTICA E LITERATURA INFANTIL: uma nova e possível abordagem
» Cristiane Imperador (171), Vera Lúcia Martins

POVOADO DE BRAZ PIRES (MG): subsídios para aula de história da matemática na época da colonização brasileira
» Eline Dias Moreira (172)

METODOLOGIAS
APLICADAS NOS
ENSINOS MÉDIO
E SUPERIOR


16h00 – 18h00

TRATAMENTO VETORIAL DA GEOMETRIA ANALÍTICA PLANA
» Elisabete Terezinha Guerato (134), Luiz Gonzaga Xavier de Barros

A UTILIZAÇÃO DO MODELO DE QUADRO TEÓRICO DE BERNARD PARSYSZ PARA O CÁLCULO DA ÁREA TOTAL DO PRISMA
» Léa Paz da Silva Feliciano (177)

CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DE DERIVADAS
» Jair Pereira dos Santos (180)

CONSTRUINDO CONCEITOS TRIGONOMÉTRICOS ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
» Fabiano dos Santos Souza, Isabela Cristina da Silveira e Silva (181), Leiliane da Silva Coutinho Ramos, Luciano dos Santos Rangel (182)

Dia 27/08 – Manhã:

9h às 12h – Mesas-Redondas

SALA AROEIRA

Tecnologias
digitais e
educação matemática

Me. Antonio J L Bigode – Abril Educação
Dra. Ana Chiummo - UNIP
Dr. Marcelo de Carvalho Borba – UNESP
Coordenador: Profa Silvia Celeste Barbara

SALÃO TÉRREO

A resolução de
problemas e a
matemática no
cotidiano

Dra. Ruth Ribas Itacarambi - FOC
Dr. Antonio Vicente Marafioti Garnica – UNESP
Dra. Norma Suely Gomes Allevato – UNICSUL
Coordenador: Prof. Ricardo Rigo

SALA JATOBÁ

Formação e
Capacitação dos
Professores

Dra. Celia Maria Carolino Pires – PUCSP
Dra. Vera Lucia Antonio Azevedo – UPM
Dr. Dario Fiorentini - UNICAMP
Coordenador: Luiz Artur Pie de Lima

12h30min às 13h - Sessão de encerramento