Dia 25/08 - Noite:
18hs - Credenciamento
AUDITÓRIO IPÊ
Sessão de Abertura |
Prof. Luiz Antonio Barbagli – Presidente Sinpro-SP |
Dia 26/08 – Manhã:
9h às 12h – Mesas-Redondas
SALA AROEIRA
A contribuição da |
Dr. Claudio Saiani – UFF |
SALÃO TÉRREO
Didática |
Dr. Samuel Hazzan – FGV |
SALA JATOBÁ
Repensando |
Dra. Edda Curi - UNICSUL |
ALMOÇO
Dia 26/08 – Tarde:
14h às 18h - Sessões de Comunicação e Relatos de Experiências
COMUNICAÇÕES – SALA AROEIRA
Coordenador: Prof. Osvaldo Souza Santos
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: |
O PROCESSO DE REPRESENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: entre o vivido
e o concebido METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO
DE PROBLEMAS: opiniões e reflexões de (futuros) professores de Matemática REFLEXÕES INICIAIS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL E A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: |
ENREDANDO E TECENDO SABERES: narrativas etnomatemáticas UMA CONEXÃO ENTRE A LITERATURA E A MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA
(1985 – 2004) |
COMUNICAÇÕES – SALA JATOBÁ
Coordenador: Prof. Ailton Fernandez
ESTUDOS DE |
LÓGICA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: uma proposta para mobilizar
raciocínios UM ESTUDO A RESPEITO DE TRAJETÓRIAS HIPOTÉTICAS DE APRENDIZAGEM
SOBRE FUNÇÕES EXPONENCIAIS EM UMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA O ENSINO DA TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO: um levantamento sobre
a produção acadêmica no Banco de Teses da CAPES (1987 – 2009) |
ESTUDOS DE |
MÉTODO DE MONTE CARLO: estudo de caso para subsídio em Medicina
Nuclear TRABALHANDO COM DEFINIÇÕES EM UM CURSO DE CÁLCULO: cuidados a serem
tomados pelo professor A GEOMETRIA ENRAIZADA NA OBRA: ponto de partida, ordenamento do
pensamento e criação |
TICs: O USO DE |
O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO APOIO AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
DE MATEMÁTICA A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES EDUCATIVOS NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL O SOFTWARE MYMATHLAB E O ENSINO DE CÁLCULO |
COMUNICAÇÕES – SALÃO TÉRREO
Coordenador: Prof. J.S. Faro
FILOSOFIA E |
MATEMÁTICA: escolhas e seleções de conhecimento. Um estudo na perspectiva
histórico-cultural ¿CAOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA? A HISTÓRIA DOS INCOMENSURÁVEIS: poderá desencadear uma aprendizagem
significativa? A HISTÓRIA DO CÁLCULO COMO RECURSO DIDÁTICO NOS CURSOS DE LICENCIATURA
EM MATEMÁTICA |
REFLEXÕES E |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENVOLVENDO O RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO DESDE
OS ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL INVESTIGANDO GEOMETRIA: processos e desafios de profissionais da
Educação Infantil GEOMETRIA PLANA: a importância do jogo Tangram no ensino da Matemática
como material lúdico A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: reflexões e desafios |
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS - AUDITÓRIO
IMBUIA
Coordenador: Prof. Walter Augusto de Moraes
ESTRATÉGIAS |
APRENDER MATEMÁTICA ATRAVÉS DA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS O RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO COM O USO DOS BLOCOS LÓGICOS MATEMÁTICA: buscando caminhos para o ensino PERFIL MATEMÁTICO |
TICs NO ENSINO |
A UTILIZAÇÃO DAS TICs NO ENSINO DA MATEMÁTICA RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO: o software Geogebra
e a construção do conceito das relações seno, cosseno e tangente FUNÇÕES POLINOMIAIS DO SEGUNDO GRAU MEDIADOS PELO SOFTWARE GEOGEBRA
NA PERSPECTIVA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA FUNÇÕES QUADRÁTICAS: um estudo investigativo através do Winplot |
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS - SALA JACARANDÁ
Coordenador: Prof. Jurandir Alves da Silva
MATEMÁTICA: |
COMPRIMENTO MÁXIMO ESPERADO PARA AS CADEIAS DE CARAS A ESCRITA NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA : instrumentos
usuais de reflexão sobre a prática pedagógica A LUDICIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL MATEMÁTICA E LITERATURA INFANTIL: uma nova e possível abordagem POVOADO DE BRAZ PIRES (MG): subsídios para aula de história da
matemática na época da colonização brasileira |
METODOLOGIAS |
TRATAMENTO VETORIAL DA GEOMETRIA ANALÍTICA PLANA » Elisabete Terezinha Guerato (134), Luiz Gonzaga Xavier de Barros A UTILIZAÇÃO DO MODELO DE QUADRO TEÓRICO DE BERNARD PARSYSZ PARA O CÁLCULO DA ÁREA TOTAL DO PRISMA » Léa Paz da Silva Feliciano (177) CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DE DERIVADAS » Jair Pereira dos Santos (180) CONSTRUINDO CONCEITOS TRIGONOMÉTRICOS ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS » Fabiano dos Santos Souza, Isabela Cristina da Silveira e Silva (181), Leiliane da Silva Coutinho Ramos, Luciano dos Santos Rangel (182) |
Dia 27/08 – Manhã:
9h às 12h – Mesas-Redondas
SALA AROEIRA
Tecnologias |
Me. Antonio J L Bigode – Abril
Educação |
SALÃO TÉRREO
A resolução de |
Dra. Ruth Ribas Itacarambi - FOC |
SALA JATOBÁ
Formação e |
Dra. Celia Maria Carolino
Pires – PUCSP |
12h30min às 13h - Sessão de encerramento