Dia 8 de setembro
Das 14h às 15h45
Comunicações Orais SALA 1 (Aroeira) Coordenador: Walter Moraes
Tema: A interdisciplinaridade no ensino de Física
A CONSTRUÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE E O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Tema: Ensino de Química e História da Ciência
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DO CONCEITO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO
Kamila Ferreira Prado, Gustavo Ferreira Prado e Silvia Regina Quijadas Aro Zuliani
Tema: O currículo das Ciências Exatas no ensino médio
Henrique de Carvalho Calado, Maria Inês Petrucci-Rosa
Tema: A pesquisa no ensino e a sala de aula – Química
ANÁLISE DOS ARTIGOS DE QUÍMICA PUBLICADOS NA REVISTA CIÊNCIA E EDUCAÇÃO NO PERÍODO DE 2010 A 2015
Iara Terra de Oliveira e Leonardo José Steil
SALA DE AULA INVERTIDA: UMA ALTERNATIVA PARA A APRENDIZAGEM DE MODELOS ATÔMICOS NO ENSINO MÉDIO
Dia 09 de setembro
Das 14h às 15h45
Comunicações Orais SALA 1 (Aroeira) Coordenadora: Rita Reales
Tema: A pesquisa no ensino e a sala de aula – Química
MODELOS FORMATIVOS E EPISTEMOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR: ALGUMAS APROXIMAÇÕES
Rosana Maria Dell´Agnolo, André Bohn, Carlos Eduardo Dip
Tema: Metodologias Ativas para a sala de aula
PIGMENTOS INORGÂNICOS NO EGITO ANTIGO: METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO INTERDISCIPLINAR DE QUÍMICA
André Luis Della Volpe, Rosebelly Nunes Marques
Tema: Formação Inicial de Professores de Física e Química
Marcelo Ramanoski, Pedro Miranda Junior
Tema: Formação Contínua de Professores de Física e Química
Letícia Caetano da Silva, Rodrigo Sequinel
Tema: A interdisciplinaridade no ensino de Química
Juliana de Carvalho Izidoro, Éder Gonçalves