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Para paleontólogo, os professores devem ficar atentos às demandas dos alunos, tentando levar novas descobertas da ciência para a sala de aula

Por Elisa Marconi e Francisco Bicudo

Primeiro foi o Unayssauros tolentinoi, um dinossauro de uma das espécies mais antigas do mundo, que equipes de pesquisadores de universidades do Rio Grande do Sul encontraram naquele estado. Depois, há pouco mais de duas semanas, cientistas que trabalham no Rio Grande do Norte anunciaram a descoberta de uma “mina” de dinos, mais jovens que o Unayssauros. E, na semana passada, os jornais deram destaque à notícia de que o Brasil era, em sua pré-história, um paraíso de crocodilos.

Aos poucos, o passado distante do território nacional parece estar sendo revelado por seu rico subsolo, de onde tem brotado mais do que minérios e petróleo. Para contar um pouco mais de como era o país há mais de 100 milhões de anos, o SINPRO-SP entrevistou o paleontólogo e diretor do Museu de Ciências da Terra do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Diógenes de Almeida Campos.

Ele fala sobre florestas e flores, a formação dos oceanos e das geleiras, a separação do Brasil e da África, e sobre os grandes répteis, aves e mamíferos que habitaram o país. Para o especialista, a beleza da paleontologia está exatamente em estudar a evolução das espécies. “Entendendo o que houve com determinados animais, podemos pensar sobre nós mesmos. Somos uma espécie da natureza, como outra qualquer”.

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